Até times incompetentes vão se livrar do rebaixamento este ano. Do décimo segundo colocado até o vigésimo, todos tem muitas chances de cair. A diferença entre eles é de apenas cinco pontos. O Sport, que vem logo à frente, na décima primeira posição, está os últimos cinco jogos sem vencer, o que mostra em uma campanha recente sua grande possibilidade de fazer parte dos times lá debaixo. São nove clubes ameaçados de cair para a segunda divisão. Assustador do ponto de vista qualitativo. Não me lembro de ver tanto time arriscando a pele tão perto do fim na era dos pontos corridos, que começou em 2003.

O número mágico é 46, que foi o número do ano passado, por exemplo, mas este ano pode ser até menor, levando em conta esta diferença. Mas, em todo o caso, o Coritiba precisa mais 6 vitórias em 9 jogos e o Atlético Paranaense 4 vitórias para não jogar a segundona ano que vem.
Se levarmos em conta os últimos cinco jogos dos oito últimos clubes da tabela, como eu gosto de comparar, pois mostra um desempenho atual, os melhores times desta relação de risco são Chapecoense, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O Palmeiras tem 4 vitórias e 1 derrota. Os outros oito times tem desempenho bem parecido, portanto não dá para cravar uma previsão dos 4 times que vão rebaixar, faltando ainda 9 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

Se o Cruzeiro tem seis pontos na frente do segundo colocado, chances de ser Bi-Campeão, mantém seu técnico por mais de um ano e mais de 70% de aproveitamento, o quinto time que mais muda de técnico no mundo desde 2002, o Atlético (eu li no Bem Paraná), erra muito na gerência de futebol, mas está em situação melhor comparado ao Coritiba. Ponto positivo: O Atlético precisa somente quatro vitórias, tem pela frente jogos em que fazer essas vitórias são completamente possíveis e confrontos diretos com Botafogo, Criciúma, Sport, Goiás, Palmeiras, Flamengo, times que estão rondando a sua posição de décimo quarto colocado, o que pode mostrar mesmo nível de confronto. Se mantiver a média, pode escapar. Ponto negativo: O Atlético estava sem fazer gols até o jogo contra o Figueirense, quando fez três. Delatorre é a boa nova no time, voltando de lesão com faro de gol, o que faltava mesmo ao time, que tinha o ex-veloz Marcelo muito lento e Douglas Coutinho na seca de gol.

Ponto positivo: Coritiba acertou em contratar Joel, Rosinei e Hélder e o elenco rende mais com eles em campo. Ponto negativo: O time não pode ter desfalques, pois o banco de reservas tem deficiências graves. Desde o jogo de 0x0 contra o Corinthians, eu já escrevia aqui nesta coluna que o Coritiba precisava de uma boa sequência de vitórias e isto não desencanta. Venceu duas seguidas e perdeu fora para o Goiás de forma atrapalhada, o que deixa seu torcedor bem mais preocupado. O Coritiba tem em casa Botafogo, Grêmio, Fluminense, Palmeiras e Bahia. São jogos difíceis para quem depende do desempenho que não teve o ano inteiro. Acredito que fora de casa, contra Figueirense, Corinthians, Flamengo, Vitória e Atlético Mineiro, o Coritiba precisa fazer pelo menos duas vitórias para não chegar na última rodada fazendo contas e rezando para a derrota de seus adversários diretos, pois neste ano a sorte dos clubes que erraram no seu planejamento estarão acompanhados de mais 8 clubes com chances nesta reta final. Isto significa que muitos times incompetentes vão escapar do rebaixamento.