Com o consentimento do Ministério Público, a justiça assinou a autorização para que a Santa Casa de Colombo firme convênios e possa reabrir. O procedimento foi deferido nesta semana e a partir de agora, uma empresa irá administrar a casa hospitalar com parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. Após diversos impasses judiciais, finalmente podemos afirmar que a Santa Casa voltará a atender a nossa gente com a parceria de pessoas de bem, anunciou a Prefeita Beti Pavin.

De acordo com a Prefeita, o Governo do Paraná fará um aporte financeiro para a instituição, o que será essencial para sua reabertura e funcionamento. Somente com esta união de forças entre o poder público, iniciativa privada, a comunidade, muito trabalho e vontade é que estamos devolvendo a Santa Casa para os colombenses, afirmou. Neste convênio o governo irá repassar R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos médico hospitalares e R$ 200 mil mensais para o custeio de despesas.

Até o próximo mês, os atendimentos ambulatoriais de clínica médica começarão a ser realizados, e gradativamente os demais, como a realização de exames e cirurgias, conforme explicou o secretário da Saúde de Colombo, Fernando Aguilera. Estas consultas com especialistas serão encaminhadas através das Unidades de Saúde. Os atendimentos de urgência e emergência ainda não estarão disponíveis neste primeiro momento.

Nova Ala

Após o retorno completo das atividades, seja das consultas eletivas até a ocupação dos 75 leitos, e o recredencimento junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, também há a programação entre os parceiros de viabilizar a construção de uma nova ala de atendimento, oferecendo assim serviços de alta complexidade. Para chegar nos dias de hoje, a Santa Casa passou por uma completa reforma, recuperação financeira e encaminhamentos da situação dos funcionários.

A Santa Casa de Misericórida de Colombo, existe há mais de 50 anos e está fechada desde janeiro de 2012. É uma instituição filantrópica privada sem fins lucrativos e funcionará contando com doações e parcerias. No convênio com a Prefeitura de Colombo, o município irá comprar os serviços disponíveis ali para oferecer à população.