A ciência no esporte é a aliada do golfe brasileiro para garantir a evolução na modalidade. Em fase de importação, o Brasil está prestes a ter pela primeira vez dois equipamentos que auxiliarão os atletas no aperfeiçoamento das jogadas: Flight Scope X2, que funciona como um GPS de precisão que acompanha a trajetória da bola, e o Sam Putt Lab Standard, que analisa em câmera lenta a precisão da tacada final.
Os equipamentos, adquiridos por meio de convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), são os primeiros do país, garantindo aos brasileiros a mesma oportunidade de treinamento encontrada no exterior.
Para se aperfeiçoar, os jogadores tinham que ir ao exterior. A partir de agora, teremos pela primeira vez a oportunidade de utilizar e aprimorar as jogadas aqui, explica o diretor executivo da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), Márcio Galvão.

Para começar a adaptação aos novos equipamentos, 60 treinadores brasileiros participarão em São Paulo, entre os dias 27 e 28 de outubro, do segundo Programa de Treinamento de Profissionais de Golfe voltado para os centros de treinamentos móveis.
Atualmente, o Brasil conta com 25 mil praticantes do esporte. Com o bom desempenho dos atletas brasileiros em competições internacionais e a futura participação nos Jogos Olímpicos, o esporte vem ganhando mais visibilidade no país. A nossa missão é levar o golfe às crianças. Queremos desmistificar que o golfe é um esporte de elite. A nossa meta é conseguir até 2016 que mais de 200 mil crianças tenham a oportunidade de conhecer e praticar a modalidade, número que é superior a dez vezes o número de praticantes da modalidade hoje no país, conclui Galvão.