No mesmo dia em que a Associação dos Municípios do Paraná divulgou a falta de certidões liberatórias, o prefeito de Iporã (oeste), Roberto Silva (PSDB), se desentendeu com um servidor público do Tribunal de Contas do Estado e quebrou uma divisória de vidro na Diretoria de Contas Municipais, na sede do TCE em Curitiba. O prefeito tentou retirar as certidões e o atraso na prestação de contas não permitiu. Segundo testemunhas, ele xingou o funcionário e depois de trocarem empurrões a divisória foi quebrada. O funcionário teve ferimentos nas mãos depois de cair sobre o vidro.
A prefeitura de Iporã postou as informações no sistema do TCE até novembro do ano passado e a prestação de contas anual de 2013 não foi concluída. A declaração contém informações sobre licitações, folhas de pagamento, despesas com matérias e todos os outros gastos da administração. O impedimento de retirar a certidão liberatória causou a revolta de Roberto Silva porque o município de 15.078 habitantes não poderá receber repasses de verbas federais e estaduais.
Ao receber a informação de que não teria os documentos, passou a agredir o funcionário. Essa foi a primeira vez que foi registrada a agressão a um servidor do TCE em 67 anos. De acordo com o diretor de Comunicação Social do TCE-PR, Nilson Pohl, o prefeito entrou em contato posteriormente e pediu desculpas ao servidor. Ele deve voltar ao tribunal para apresentar a documentação e tentar retirar as certidões até o próximo dia 05 de novembro.
A agressão a um servidor público é crime, previsto na lei 331, passível de prisão de 6 meses a 2 anos ou multa. O funcionário ainda pode prestar queixa contra o prefeito. O departamento jurídico do Tribunal irá analisar o caso para definir quais serão os procedimentos, afirmou o assessor do TCE.