Em 1986, o Cometa Halley passou e deixou um rastro de poeira no céu. Agora, a Terra se aproxima desta região e, de 19 a 29 de outubro, quem olhar para o céu, em locais afastados da luminosidade, poderá ver uma Chuva de Meteoros formada a partir da poeira do cometa que, a cada 76 anos retorna às regiões internas do Sistema Solar.

Para quem está em Curitiba e tem vontade de ver este espetáculo de perto, o Planetário Digital FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR, vai apresentar a Chuva de Meteoros do Cometa Halley nos dias 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11, às 16h, dentro da sessão de planetário digital O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera, mediada pelo físico e professor de Astronomia, professor João Carlos de Oliveira.

Nesta época do ano, a Terra atravessa a região do espaço que apresenta grande concentração de poeira deixada pelo Cometa Halley. O ponto de referência para observação é a constelação de Órion, por isso, essa chuva é chamada de Oriónida e, durante o fenômeno, poderão ser observados até 20 meteoros por hora, explica o professor João Carlos de Oliveira, responsável pelas atividades de planetário digital do FTD Digital Arena.

O Cometa Halley retorna às regiões do Sistema Solar a cada 76 anos, aproximadamente. A próxima aparição está prevista para 2061, com possibilidade de visualização em praticamente todo o planeta.

As partículas de poeira deixadas pelo Cometa ao longo das suas aparições são atraídas pela Terra sempre que esta atravessa a órbita do cometa, o que acontece duas vezes por ano. Uma no primeiro semestre, no início de maio, tendo o ponto de referência na Constelação de Aquarius dando origem a chuva de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos. A outra acontece geralmente no mês de outubro, com o ponto de origem na Constelação de Órion e, por isso, é chamada de Oriónideas, explica o professor.

Durante a apresentação Chuva de Meteoros do Cometa Halley o professor João Carlos de Oliveira também irá contextualizar sobre a constelação de Órion, conhecida como uma das constelações mais belas e importantes do céu, tendo o seu cinturão formado pelas Três Marias, e por apresentar diversas estrelas brilhantes e muitos objetos celestes como a grande nebulosa de Órion, a mais brilhante de todas as nebulosas visíveis.

 

Serviço:

Sessão de Planetário Digital Chuva de Meteoros do Cometa Halley

Data: 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11

Horário: 16h

Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)

O FTD Digital Arena oferece valor especial para pacote-família, na compra de 3 ou 4 ingressos.

Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho)

Informações: 41 3271 6322 | www.ftddigitalarena.com.br