O deputado distrital de Buenos Aires (Argentina) Juan Cabandié e o auditor fiscal da mesma cidade argentina Eduardo Epsztein estão em Curitiba nesta quinta-feira (17) para conhecer programas da Prefeitura que são referência na área, como transporte coletivo, meio ambiente e planejamento urbano.       

“Curitiba é uma cidade importante para os países da América do Sul e por isso considerada um exemplo a ser buscado pelas demais”, disse Epsztein.

Eles foram recebidos nesta manhã pelo secretário municipal de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi. Brasil e Argentina são parceiros em várias dimensões. Curitiba sempre estará disponível para repassar informações sobre projetos de vanguarda que tem promovido a qualidade de vida de seus cidadãos, disse Mac Donald.

O gestor da área de Transporte Coletivo da URBS, engenheiro Luiz Filla explanou sobre a Rede Integrada de Transporte, que tem como principal característica a associação com o Plano Diretor de Curitiba. Aqui o transporte coletivo é um indutor de crescimento ordenado da cidade. Promove a integração entre as funções e serviços urbanos, aproximando a casa do trabalho, dos equipamentos urbanos e sociais, do comércio, dos serviços e do lazer, disse Filla.

O deputado Juan Cabandié é um ativista de direitos humanos e dirigente político. É o neto n.º 77 recuperado pelas Avós da Praça de Maio. O auditor fiscal da Fazenda Eduardo Epsztein foi secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do governo portenho. Eles vieram acompanhados do Consul Geral da República Argentina em Curitiba, Hector Gustavo Vivacqua. Também participou da reunião o assessor de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba, Igo Martini.

Os argentinos estiveram, ainda, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para conhecer os programas de sustentabilidade e à tarde visitam o Instituto  de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer a história de Planejamento Urbano em Curitiba.