O Campeonato Brasileiro de 2014 tem apenas quatro onipresentes. São aqueles jogadores que ficaram em campo nos 90 minutos das 28 rodadas – totalizando 2.520 minutos jogados. O quarteto é formado exclusivamente por goleiros. Um deles é Vanderlei, do Coritiba. Os outros são Danilo, da Chapecoense, Fábio, do Cruzeiro, e Magrão, do Sport.
Em 2013, só um jogador conseguiu ficar 100% do tempo em campo. Foi o goleiro Wilson, do Vitória, titular nas 38 rodadas e presente nos 3.420 minutos da competição.
No ano passado, Vanderlei foi titular em 36 dos 38 jogos. Perdeu um jogo por suspensão (três cartões amarelos) e outro por lesão.
Vanderlei, 30 anos, é titular absoluto do Coritiba desde 2012. Ele chegou ao clube em 2007, após conquistar o título paranaense pelo Paranavaí. De 2007 a 2011, disputou posição com Edson Bastos. Ganhou esse duelo em alguns períodos e chegou a ser considerado o dono da camisa um em várias sequências. Mas só com a saída de Edson Bastos do clube, em 2012, conquistou de vez a titularidade.
No Brasileirão 2014, Vanderlei não conquistou números positivos. É o quarto goleiro que menos praticou defesas, com média de 2,4 por partida – o líder desse ranking é Weverton, do Atlético-R, com 3,8. Na reposição de bola, o goleiro também não vai bem. É o oitavo jogador da competição com mais passes errados (acerta apenas 46,6%), estatística que inclui lançamentos e passes curtos.
Os dados são do WhoScored, que usa mais de 200 estatísticas para atribuir uma nota a cada jogo. Nesse ranking de notas, Vanderlei é o 13º goleiro da competição, com média 6,84. O melhor é Danilo (ex-Londrina), da Chapecoense, com média 7,19.
Esse sistema do inglês WhoScored, que acompanha os 10 principais campeonatos do mundo, já mostrou sua eficácia. No último Campeonato Espanhol (temporada 2013/2014), o melhor goleiro foi Keylor Navas, do Levante, com média 7,23. Destaque da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014, acabou contratado pelo Real Madrid em julho. O melhor goleiro da Copa do Mundo de 2014, segundo o WhoScored, foi Tim Howard, dos EUA, com 7,9.

No Couto

Escalação
O técnico Marquinhos Santos define hoje a escalação do Coritiba para o jogo de domingo, contra o Figueirense, em Florianópolis. O zagueiro Luccas Claro é dúvida, devido a dores musculares. O zagueiro Welinton, recuperado de contusão, pode retornar ao time. O volante Hélder foi vetado pelo departamento médico. O treinador pode optar por uma formação mais defensiva, com a entrada de um volante no lugar do atacante Joel. A provável escalação para domingo é Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton (Luccas Claro) e Carlinhos; Rosinei, Robinho, Alex e Martinuccio; Zé Love e Joel (Baraka ou Gil).