A Suíça aderiu de corpo e alma ao samba e ao Carnaval, e vai direto para a Sapucaí em fevereiro. E os brazileirons vão curtir o enredo baseado no olhar suíço de Clóvis Bornay. O Sambódromo servirá de palco para mostrar a Suíça, sua história, cultura, tecnologia, invenção e personagens.

Clóvis Bornay, para os mais jovens, é um ícone do carnaval carioca, descendente de suíço, que viveu em Nova Friburgo, cidade colonizada por suíços. O tema vai ser desenvolvido pela Escola de Samba Unidos da Tijuca, já pleiteando ganhar o título do Carnaval mais uma vez.

Sim, os mitos helvéticos estarão presentes, junto com neve e gelo. Mas o que a Suíça pretende mostrar é que o pequeno-grande país é muito além dos estereótipos: chocolate, canivete, relógios, vacas de calendário. Pretende expor aos brasileiros – e ao mundo – a Organização Européia para a Pesquisa – CERN, a modernidade, o sistema educativo avançado.

Foram procuradas as raízes de Clóvis Bornay no país de Guilherme Tell para divulgar o futuro que já existe na Suíça, com a presença de mais de 4 mil participantes, aos mais de 80 mil espectadores e milhões de telespectadores no mundo todo.

Dayse Regina Ferreira

Cidades suíças famosas destacam pesquisas e ensino de primeira linha


DESTAQUES

TAM EM CANCUN
A Tam iniciou na quarta feira a venda do novo voo direto da companhia entre São Paulo-Guarulhos e Cancún, no México. A frequência será semanal aos sábados dos voos que serão operados a partir de 20 de dezembro. A tarifa será inicialmente de 4.063 reais na classe econômica. A Business Class terá tarifa de 4.780 reais, ida e volta.

Cancún fica na península de Yucatan, sudeste do México, e é destino criado especialmente para o turismo, com vida noturna animada, comércio, hotelaria internacional e muita beleza. Além da arqueologia, distante apenas 90 km do aeroporto de Cancún, na Riviera Maya, com muita história e paisagens de sonho, tudo em um único roteiro. Mergulhar com os golfinhos é parte do turismo em Cancún.

Divulgação

Viajar de trem na Europa é maneira confortável de chegar e sair do centro das cidades, sempre apreciando as belas paisagens com calma e conforto

HORÁRIO DE VERÃO
A Tam está alertando seus clientes para a mudança do horário de verão brasileiro, a partir da zero hora de domingo, dia 19. Os horários das chegadas e partidas dos voos da empresa nas regiões Norte e Nordeste serão antecipadas em uma hora, em relação aos horários atuais.

Nas demais regiões, os horários de chegadas e partidas permanecerão inalterados. É importante que os passageiros de voos domésticos e internacionais prestem atenção aos novos horários de embarque. Os bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados após zero hora de domingo, já foram processados e emitidos pela companhia com horários corretos.

O horário de verão estará em vigor por mais tempo, até do dia 22 de fevereiro de 2015, por causa do Carnaval. Confira tudo no www.tam.com.br

Divulgação

O App da Rail Europa, agora mais completo, está também em português

APP DA RAIL EUROPE
A maior distribuidora de passagens de trens europeus do mundo e a principal do Brasil, lançou a nova versão de seu aplicativo – My Train Companion – para ajudar aos turistas brasileiros a planejar suas viagens pela Europa. A ferramenta está disponível em português e traz novas rotas e estações de trens, que podem ser vistas off line.

Com o aplicativo o usuário tem informações sobre trens para os 15 mil destinos oferecidos pela Rail Europa,fazer consultas sobre reservas, checar endereços e localização das estações ferroviárias, além do serviço de atendimento ao cliente.

O download é gratuito, pode ser feito para smartphones e tablets dos sistemas android e apple. O Brasil já está em quinto lugar na lista de consumidores Rail Europe, ficando atrás apenas da Austrália, Coreia do Sul, Japão e Índia. Fale com seu agente de viagens e acesse www.raileurope.com.br

Divulgação

Suíça aderiu ao samba e vai levar para a Sapucaí toda sua tradição e toda a modernidade, lembrando Clóvis Bornay, um símbolo do carnaval carioca

PACOTE GLACIER EXPRESS
O trem Glacier Express atravessa uma das mais belas paisagens da Suíça, o trecho entre St. Moritz e Thusis, que foi designado pela Unesco como herança do mundo. Neste inverno europeu o Carlton Hotel St. Moritz e o Hotel Mont Cervin Palace em Zermatt, criaram um pacote propondo uma visita aos dois hotéis de um dos destinos de inverno mais atrativos da Suíça, incluindo uma jornada panorâmica com o legendário Glacier Express, entre St. Moritz para Zermatt.

O pacote Glacier Express oferece duas noites no Carlton Hotel St. Moritz, viagem em primeira classe no Glacier Express até Zermatt, para outras duas noites no luxuoso Hotel Mont Cervin Palace. Tarifas a partir de 2.200 euros por pessoa, em suíte ou junior suíte, incluindo café da manhã, refeição de três pratos no restaurante do trem.

No Mont Cervin Palace os hóspedes terão um dine around à noite e no Carlton Hotel St. Moritz os clientes vão receber 100 francos suíços por dia e por pessoa, para uso em bebidas ou refeições nos diferentes restaurantes do hotel. O pacote inclui ainda também o uso das áreas welness nos dois hotéis e as bebidas do mini bar, uso de Wlan, transfer para a estação em Zermatt, serviço de chofer 24 horas no Carlton St. Moritz e atendimento de mordomo privativo.

A oferta é válida de 12 a 18 de dezembro 2014, de 12 a 18 de janeiro de 2015 e de 1 de março a 5 de abril do próximo ano. Veja em ww.carlton-stmoritz.ch