A Toyota entrou de vez na briga por uma fatia considerável do mercado de hatchs e sedãs compactos. Conhecida pelo luxuoso Corolla e o SUV Hilux, a marca japonesa não poupou investimentos com a versão Platinum do Etios. O modelo ganhou itens de série e requinte dos irmãos de categorias superiores. Disponível nas carrocerias hatchback e sedã com preços de R$ 49.120,00 e R$ 51.780,00, respectivamente.
Ambos têm como base a versão topo de linha XLS, com transmissão manual de cinco velocidades, motor de 1.5L 16V Flex e direção eletroassistida progressiva. Ainda contam com air bag duplo frontal, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, pintura metálica, acabamento Total Black com velocímetro Black & Blue, retrovisores com comando elétrico, entre outros itens.
Na parte externa, o Etios Platinum ganhou nova grade frontal, agora totalmente cromada, máscara negra para as lanternas traseiras e ornamento cromado para os faróis de neblina. Ao porta-malas foi agregado friso cromado em sua base, sensor de estacionamento na cor da carroceria e o emblema Platinum. Para completar as novidades externas, as rodas de aro 15’ têm design exclusivo.
No interior, para maior conforto e sofisticação, a grande modificação está nos bancos, que agora mesclam couro e padrão couro. Complementando o acabamento, também foram adicionados ornamentos cromados na base e na manopla do câmbio, que na série especial Platinum é revestida em couro.

Além disso, o Etios Platinum oferece itens como ar-condicionado, painel Total Black, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, espelhos retrovisores com comando elétrico e maçanetas externas na cor da carroceria.
O áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB tem comando no volante de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada.
O motor 1.5L 16V Flex se mostra muito eficiente e tem bom entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades.
Adicionalmente ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que o torna ótimo de dirigir, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo.
Outro ponto positivo é o peso extremamente leve (945 kg) que otimiza a performance e permite funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico. Para ambos tipos de carroceria, o Etios tem nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do INMETRO.