Em uma briga que se arrasta desde o começo de 2013, o Cianorte bateu a CBF no Tribunal de Justiça do Paraná. Agora, deverá ter direito a uma indenização que pode chegar a R$ 10 milhões. Tudo porque não foi incluído na Série D de 2013. Ainda cabe recurso por parte da confederação. As informações são da ESPN.

Em outubro de 2012, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, assegurava a presença do Cianorte na Série D de 2013 – pelo regulamento, o clube do Norte do Paraná conquistou esse direito devido ao desempenho na Série D de 2012. Contudo, a entidade voltou atrás e deixou o time de fora da quarta divisão nacional.

A decisão frustrou frustrando tudo que o Cianorte havia investido pensando em um calendário cheio no ano de 2013, com as disputas do Estadual e da Série D. O clube argumentou que teria um prejuízo de R$ 3 milhões, calculado a partir de sua inatividade forçada a partir de maio, pagamento a atletas e perda de patrocínios. Esse valor foi elevado pela manutenção da situação nesta temporada.

Com a negativa da CBF, o Cianorte recorreu ao Estatuto do Torcedor para contestar a mudança de formato da Série C e a sua redução de 21 para 20 participantes neste ano – um acordo anterior incluiu o Treze-PB –, foi derrotado na Justiça Desportiva, teve uma liminar cassada na Comum e, somente neste mês, conseguiu uma decisão favorável no caso.

Atualmente, o Cianorte está sem atividades e, portanto, sem elenco profissional registrado. Há apenas jogadores de categorias de base. Em 2015, o time jogará a segunda divisão estadual, já que foi rebaixado no Campeonato Paranaense ao terminar em 11º lugar.