A presidente Dilma Rousseff (PT) usou trechos de debates do primeiro turno para tentar desconstruir a aliança entre o seu adversário, o Aécio Neves (PSDB), e a ex-presidenciável Marina Silva (PSB), na propaganda eleitoral de TV desta sexta-feira (17). No programa petista, foram exibidos embates entre tucano e a pessebista nos debates da Band e Globo.

“Confesso, candidata, que continuo com dificuldade de entender o que significa essa nova política”, diz uma fala selecionada de Aécio. Em seguida, Marina diz: “Eu não vi você fazer nenhuma crítica ao expediente da reeleição e ainda não vi fazer nenhuma crítica ao mensalão da compra de votos para poder estabelecer o expediente da reeleição”.

Na montagem, Aécio rebate: “Senhora candidata, não bote palavras na minha boca, aqui quem muda de posição a todo tempo não sou eu”. Pelo contrato firmado com as campanhas, Dilma não poderia ter usado imagens da Globo sem autorização. A emissora informou que notificou a equipe petista do uso indevido. Veiculada em seguida, a propaganda tucana respondeu a críticas do PT sobre supostas obras paradas numa escola de Belo Horizonte. Com depoimentos de operários e seguranças do local, a peça tentou provar que petistas filmaram o local em um domingo de feriado. Ambos os candidatos priorizaram, tanto no rádio como na televisão, suas falas no debate desta quinta-feira (16), promovido por UOL, SBT e Jovem Pan. Foram usados fragmentos dos programas em que criticavam um ao outro.

CHICO BUARQUE — Após gravar um vídeo caseiro que foi compartilhado nas redes sociais, o cantor e compositor Chico Buarque, entrou de vez na campanha presidencial e gravou um depoimento de 30 segundos apoiando a candidatura Dilma Rousseff a reeleição. Em um trecho de sua fala, Chico diz: “Em 2010 eu votei na Dilma muito por causa do Lula, hoje eu voto na Dilma por causa da Dilma”.