O Atlético Paranaense defende neste domingo um tabu na Arena da Baixada. Nunca perdeu para o Flamengo no estádio pelo Campeonato Brasileiro. Em 12 confrontos pela competição no local, foram nove vitórias e três empates.

Para o jogo deste domingo às 16 horas, a preocupação do Atlético é a bola alta do Flamengo. O time carioca é o segundo que mais marcou gols de cabeça – foram 13, atrás apenas do Cruzeiro, que fez 16. A equipe paranaense anotou apenas oito gols nesse tipo de jogada. Já sabemos que a equipe do Flamengo é boa neste tipo de jogada, só que temos jogadores que são bons no jogo aéreo também”, afirmou o zagueiro Cleberson, do Atlético, para o site oficial do clube.

No entanto, o principal responsável por essa estatística do Flamengo, o atacante Alecsandro, não vai jogar, devido a uma fratura no rosto. Ele é o jogador do time com mais gols de cabeça: cinco. O segundo melhor nesse quesito é o atacante croata Eduardo da Silva, que marcou quatro gols dessa forma no Brasileirão e estará em campo no domingo.

Os especialistas do Atlético nesse tipo de jogada são Cleberson e o atacante Cléo – ambos marcaram dois gols de cabeça.

Os dois também são os que mais ganham divididas pelo alto: Cléo tem média de 3,1 por jogo e Cleberson, 2,8. Cléo é o 9º melhor do Brasileirão nessa estatística. O líder é o atacante Dinei, do Vitória, com 5,7. O melhor do Flamengo é o volante Cáceres, com 3,6.

Com a preocupação na bola alta, é provável que Cléo seja mantido na equipe. A disputa por vagas no setor ofensivo é intensa. O atacante Dellatorre ganhará um lugar no time após a grande atuação na última rodada. O mais provável é que atue do lado esquerdo, com Cléo centralizado e Marcelo na direita. Resta a dúvida sobre o meia centralizado. Bady e Marcos Guilherme disputam essa vaga.

Douglas Coutinho pode atuar na direita, na esquerda ou como centroavante. Mas tudo indica que começará no banco. Outra disputa é na vaga de volante. Hernani está recuperado de lesão e passa a brigar pela posição com Paulinho Dias.

ATLÉTICO x FLAMENGO
Atlético: Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Hernani (Paulinho Dias), Marcelo, Bady (Marcos Guilherme) e Dellatorre; Cléo. Técnico: Claudinei Oliveira
Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Samir e João Paulo; Cáceres, Muralha, Canteros e Everton; Eduardo da Silva e Nixon (Gabriel). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Local: Arena da Baixada, domingo às 16 horas