O Horário de Verão está valendo desde ontem e os brasileiros já deveriam ter se acostumado com a mudança, mas ninguém se acostuma porque não se prepara. Estar se preparando para essa mudança há duas semanas, mas ninguém assim o faz. O certo, segundo a Especialista em Medicina do Sono, Angela Beatriz Lana, seria fazer o  relógio biológico aos poucos para o novo horário, de 5 a 10 minutos diariamente.

Como isso não acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor, relacionados ao horário de verão. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o nosso relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também., explica ela.

O relógio hormonal também precisa de umas duas semanas para se reorganizar. O resultado disso é que na maioria das vezes, queremos ir para cama no horário que estamos acostumados, mas temos que acordar uma hora antes para iniciar o dia.

De acordo com ela, as pessoas que menos sofrem com a mudança de horário, são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo.

Mais acidentes — Há riscos de acidentes, seja no trânsito ou no trabalho, principalmente na estrada, quando a pessoa  perde pelo menos uma hora de sono. No Brasil não existem estatísticas a respeito, mas um estudo realizado no Canadá mostrou que no dia seguinte à implantação do horário de verão ocorreu um aumento de 7% no número de acidentes de trânsito. A situação voltou ao normal uma semana após a implantação. Com o fim do horário de verão, quando se ganha uma hora, ocorreu uma diminuição do número de acidentes no primeiro dia e um aumento de cerca de 7% , uma semana após a retirada do sistema.

O horário de verão tem efeitos controversos na saúde. Nas sociedades com horários fixos de trabalho, possibilita mais luz solar à tarde para exercícios ao ar livre, que podem contribuir para a saúde. Ele altera a exposição à luz solar, mas o beneficio depende de onde nos encontramos e do horário das atividades diárias, pois a luz solar desencadeia a síntese de vitamina D na pele. A luz solar influencia o trantorno sazonal afetivo; O horário de verão pode ajudar em casos de depressão por fazer com que a pessoa acorde mais cedo. O horário de verão pode piorar a condição das pessoas que sofrem de cegueira noturna.

CRIANÇAS SOFREM MAIS COM MUDANÇAS
Para que a mudança no relógio seja sentida com o menor impacto possível pelo corpo, a psicóloga Carmen Alcântara, especialista em distúrbios do sono, sugere uma adaptação gradual. Vale a pena fazer um preparo antes do início do horário de verão, principalmente em crianças até 5 anos, pondera. A sugestão é que as crianças sejam colocadas para dormir 15 minutos mais cedo a cada dia, até chegar a uma hora a menos do horário habitual da criança dormir. O mesmo esquema deve ser adotado pela manhã, acordando a criança 15 minutos mais cedo. Para crianças maiores de 5 anos, esse processo pode ser feito dois dias antes, levando a criança para cama meia hora mais cedo nas duas noites que antecedem a mudança do horário e acordando também, meia hora mais cedo dois dias antes, complementa Carmen. Desta forma, a especialista acredita que a criança sentirá menos a mudança.

A manobra de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol e, assim, economizar energia, pode atrapalhar a qualidade do sono no começo, mas não causa nenhum distúrbio do sono  na criança, garante Carmen. Mesmo que elas se ressintam nos primeiros dias e até na primeira semana (caso não tenha sido feito um preparo), o relógio biológico irá se adaptando gradativamente à mudança, desde que sejam mantidas as rotinas e ritmos da criança.


DICAS PARA SE ADAPTAR MAIS RÁPIDO

  • Evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica nos dias de adaptação
  • Dormir um pouco mais cedo, tirar cochilos. Isso se chama  reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar.
  • Evitar cafeína e bebidas energéticas a noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico.
  • Usar Melatonina para reequilibrar o sono inicial. 
  • Não deixar de fazer o exercício físico habitual porque esta se sentindo mais cansado
  • Tentar fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço.
  • Fazer refeições mais leves, que não exijam muito esforço do organismo para a digestão. 
  • Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixar horários para todas as suas atividades e tentar respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado. 
  • Manter o mesmo horário de ingestão dos remédios. No caso de medicamentos de uso contínuo que são ingeridos todos os dias no mesmo horário, como é feito com os anticoncepcionais, o melhor a fazer é seguir o horário do relógio. Ou seja, se você costuma tomar a pílula às 10h, mantenha o horário após a mudança.