O Paraná Clube empatou em 1 a 1 com o América-MG, nessa sexta-feira à noite (dia 17), pela 30ª rodada da Série B. Com o resultado, ficou 13º lugar, com 37 pontos – sete pontos acima da zona de rebaixamento. O América, que chegou a sete jogos seguidos sem perder, está na 10ª posição, com 42 pontos.

Clique aqui para ver fotos do jogo.

O técnico Ricardinho completou nove jogos no Paraná, agora com duas vitórias, cinco empates e duas derrotas. Foi o quarto empate consecutivo do time na Vila Capanema.

Após a partida, os jogadores reclamaram da arbitragem. Não foi penalti. O Marcos pegou só a bola. Não dá para entender uma coisa dessa. E daí dá cartão para o Sitta, que só foi conversar com a arbitragem, declarou o zagueiro Alisson.

O Paraná não tinha o volante Jean, suspenso por cartões amarelos. Lucas Otávio entrou no lugar dele. O América vinha de seis jogos de invencibilidade e não tinha apenas o lateral-esquerdo Gilson (ex-Paraná).

O primeiro tempo foi amarrado, com os dois times fortes na marcação, mas com pouca criatividade. O Paraná até mostrou um pouco mais de iniciativa e criou uma boa chance, em jogada de bola parada. Aos 27 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta para a área e Alisson cabeceou perto.

O jogo está truncado, difícil. Temos que arrematar mais, declarou o meia Lúcio Flávio, no intervalo.

O primeiro tempo teve 61% de posse de bola do Paraná, que finalizou cinco vezes (três certas). O América fez duas finalizações (uma certa).

No intervalo, o técnico Ricardinho tirou o meia-atacante Henrique Santos e colocou o meia-atacante Tiago Alves. Quero velocidade pelos lados, explicou o treinador.

O segundo tempo foi agitado. O Paraná partiu para o ataque e conseguiu o gol aos 15 minutos. Giancarlo pegou rebote de chute de Edson Sitta e fez 1 a 0. O atacante não marcava um gol desde 30 de maio – empate por 2 a 2 com o Oeste. Ele voltou a ser o artilheiro do time na Série B, agora com seis gols, empatado com Tiago Alves.

Aos 22 minutos, o América empatou. O árbitro marcou um pênalti polêmico, em dividida do goleiro Marcos com o meia Tchô. Obina bateu e fez 1 a 1. Edson Sitta reclamou, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Mesmo com um jogador a menos, o jogo seguiu com certo equilíbrio até o fim.

O Paraná volta a jogar na terça-feira, na Vila Capanema, contra a Portuguesa. Edson Sitta, suspenso, desfalca o time.

PARANÁ 1 x 1 AMÉRICA-MG
Paraná: Marcos; Chiquinho, Cleiton, Alisson e Paulinho; Edson Sitta, Lucas Otávio, Henrique Santos (Tiago Alves) e Lúcio Flávio; Carlinhos (Léo Mineiro) e Giancarlo (Leandro Villela). Técnico: Claudinei Oliveira
América-MG: João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Andrei Girotto, Leandro Guerreiro (Magrão), Willians (Ricardinho), Tchô e Bruninho; Obina (Rubens). Técnico: Givanildo
Gols: Giancarlo (15-2º), Obina (22-2º)
Expulsão: Edson Sitta (22-2º)
Cartões amarelos: Edson Sitta, Marcos (P). Leandro Guerreiro, Bruninho, Vitor Hugo, Magrão (A)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Público: 1.409 pagantes (2.166 total)
Renda: R$ 22.110,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Edson Sitta chuta de longe. João Ricardo segura no centro do gol.
26 – Chuta cruzado de Willians. Obina se atiura e quase alcança na pequena área.
27 – Falta na direita. Lúcio Flávio cruza na segunda trave. Alisson sobe mais alto que o marcador e cabeceia perto, ao lado.
45 – Raul cruza na marca do pênalti. Willians entra em velocidade e cabeceia. Marcos faz boa defesa. Willians pega o rebote e marca o gol com o braço. O árbitro anula o gol.
46 – Henrique Santos faz boa jogada e solta a bomba de fora da área. João Ricardo espalma no canto.

Segundo tempo
4 – Tiago Alves cruza. Pablo tenta recuar e erra. A bola sobra para Giancarlo, na cara do gol. Ele tenta encobrir o goleiro, mas chuta fraco. João Ricardo defende.
8 – Bruninho puxa contra-ataque, atravessa o campo e rola para Tchô, na área. Ele chuta colocado. Marcos segura.
15 – Gol do Paraná. Giancarlo ajeita de cabeça para Edson Sitta, que chuta na trave. Giancarlo pega o rebote e chuta parao gol vazio.
21 – Tchô sai na cara do gol. Marcos abafa o chute do atacante e defende. O árbitro marca pênalti. Lance polêmico.
22 – Gol do América. Obina cobra o pênalti e chuta à direita. Marcos não alcança.
22 – Edson Sitta é expulso por reclamação.
45 – Ricardinho invade a área e chuta cruzado, no cantinho. Marcos defende.