Neste sábado (18), centenas de estudantes de Comunicação tiveram a oportunidade de entender um pouco do dia a dia de uma agência, debater sobre os principais desafios do mercado publicitário e de que modo as mídias sociais podem servir de aliadas na conquista de espaço. O evento Plugcitários no Ar, que já passou por vários estados, recorre a debates e palestras em forma de talk show para tratar de temas importantes, mas de modo dinâmico e bem humorado.

O evento foi aberto com a discussão sobre como trabalhar na conquista de espaço no mercado. O tema será abordado por Erickson Monteiro (CEO do Plugcitários), que aos 20 anos, já passou por sete agências e é o idealizador do evento Plugcitários No Ar, Plugcitários Week e BlogDay.

Os novos paradigmas da audiência e do engajamento nas mídias sociais foram abordados por Marcel Bely (Social Media da Prefeitura de Curitiba), Ian Black (Fundador da New Vegas), Bruno Rufino (Diretor de Planejamento digital na Heads Propaganda) e Junior Beltrão (Planejamento Digital na Raff Comunicação). O tema será debatido por cerca de uma hora com espaço para questionamentos da plateia.

Em seguida, no formato TEDx, incrementaram a discusão Malu Barreto (Beto Carrero World), gestora da Comunicação Corporativa do maior parque temático da América Latina, Alexandre Keese (Adobe Certified Expert e diretor do Grupo PhotoPro), um dos maiores especialistas em Adobe Photoshop da América Latina, Adobe Certified Expert e diretor do Grupo PhotoPro e Rodolfo Becker (Gerente Corporativo de Conteúdo na Jovem Pan).

Para encerrar os trabalhos da manhã, o tema Produzindo conteúdo em diversas plataformas será abordado por Gustavo Chagas (Porta dos Fundos), Gustavo Horn, Erick Krominski (Muito Interessante) e Diego Oliveira (Legenda Sonora). Chagas vai contar como passou do Porta dos Fundos para a direção da empresa Fundos da Porta.

Já Krominski, que é ator e ex-palhaço de circo, falou da criação do MUITOinteressante, startup de mídia e entretenimento com mais de 1,5 milhões de seguidores nas redes sociais e 170 mil usuários no APP de curiosidades para iOS. Já Oliveira vai contar um pouco do processo de criação do Legenda Sonora, projeto que faz audiodescrições de filmes e vídeos do Youtube para deficientes visuais.

A tarde começou com o Lançamento do Festival Mundial de Publicidade de Gramado com Andressa Martins (COO no Festival Mundial de Publicidade de Gramado). Em seguida,o debate: Planejamento + Atendimento: Como essa soma pode multiplicar os resultados. Participaram André Foresti (Diretor de Planejamento na F/Nazca), Guilherme Grigol (Gerente de Atendimento na Leo Burnett), Carla Corte Xavier (Gerente de planejamento na Agência CASA) e ‎Silvia Rohrig Natel (Diretora de Atendimento na Heads Propaganda).

Kiko Borger (Redator na Loducca), Rodolfo Amaral (Diretor de Criação na CCZ/WOW Comunicação), Thiago Gabardo (Redator na Master Roma Waiteman), Thiago De Melo (Diretor de Arte da Loducca) Gustavo Costi (Diretor de Criação da agência CASA), Bruno Barros (Diretor de Arte na Heads Propaganda) finalizraam como o tema Criação Publicitária: Direção de Arte + Redação