SÃO PAULO, SP – A Coreia do Norte e a Coreia do Sul travaram um rápido confronto armado neste domingo (19) na zona desmilitarizada que divide a península, anunciou o Ministério sul-coreano da Defesa.
A troca de tiros ocorreu por volta das 17h40 (6h40, no horário de Brasília) e foi o segundo incidente desse tipo no mês. O primeiro havia ocorrido com artilharia pesada em 10 de outubro.
Uma autoridade do Ministério da Defesa disse que o incidente ocorreu quando uma patrulha sul-coreana avistou tropas norte-coreanas se aproximando da linha de demarcação, que passa pelo centro da zona desmilitarizada situada na fronteira.
“Primeiro, foi feita uma advertência verbal por alto-falante, e, depois, foram efetuados disparos de advertência”, disse a autoridade.
“Os norte-coreanos abriram fogo nesse momento contra nossas tropas, que responderam aos tiros”, acrescentou. Segundo a fonte, o incidente não chegou a durar mais de dez minutos.
Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentados desde a Guerra da Coreia, que acabou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz.