O Coritiba fez neste domingo um jogo repleto de “déjà vu” no Orlando Scarpelli e foi goleado por 4 a 0 pelo pior mandante do Campeonato Brasileiro, o Figueirense, na partida dos desesperados. Marco Antônio, de pênalti, Marcão (duas vezes) e Mazola marcaram os gols do Figueira, mas quem “roubou a cena” foi o árbitro Péricles Bassols e o bandeirinha Michael Correia, que anularam um gol legítimo do Coxa quando a partida estava empatada e o time paranaense era melhor em campo.

Com o resultado, os comandados de Marquinhos Santos, que novamente jogaram como nunca e perderam como sempre, estacionam nos 29 pontos e seguem na lanterna do Brasileirão, podendo se isolar na zona de rebaixamento: o primeiro time fora da ZR é o Vitória, que tem 31 pontos e irá jogar às 18h30, no Barradão, contra o Cruzeiro. Já o Figueirense respira, chegando aos 35 pontos e subindo da 15a para a 13a colocação.

O Jogo

Sem poder contar com Hélder, em recuperação, o Coritiba apostava nos retornos do zagueiro Welinton, do volante Rosinei e do atacante Zé Love para superar a derrota para o Goiás no último final de semana (0 a 3 no Serra Dourada) e voltar a vencer fora de casa no Brasileirão, após quase três meses de jejum – o último triunfo longe da torcida foi no final de julho, 3 a 2 contra o Grêmio.

Mesmo jogando como visitante, o Coritiba começou a partida ofensivo, como Marquinhos Santos já prometeu mais de uma vez nos últimos tempos. E para deixar a equipe ainda mais motivada e a torcida confiante, a diretoria começou a pagar na última sexta-feira os três meses de salários atrasados dos jogadores. Os ventos pareciam finalmente soprar a favor do Verdão, que poderia saltar da lanterna para a 16a colocação, fora da zona da degola.

Contudo, toda a esperança transformou-se em decepção em apenas 11 minutos. Culpa do “déjà vu”. Primeiro, aos 19 minutos, o árbitro Péricles Bassols anulou um gol legítimo do Coritiba, marcando impedimento assinalado erroneamente pelo bandeirinha Michael Correia. O árbitro Fifa é o mesmo que em agosto do ano passado “deu” uma vitória para o Corinthians contra o Verdão, no Pacaembu, ao marcar um pênalti inexistente aos 45 do 2o tempo.

O lance abalou o time coxa-branca, que não conseguiu mais se encontrar em campo. Da esperança da vitória, a torcida e o time alviverde se deparou com a dura realidade do desespero. E a situação na partida ficou crítica aos 30 minutos, quando Welinton furou feio e obrigou Vanderlei a cometer pênalti em Clayton. Na cobrança, Marco Antônio converteu e colocou os donos da casa na frente.

No segundo tempo, Marquinhos Santos mexeu no time. Contudo, as mudanças, além de não surtirem efeito, deixaram a frágil defesa alviverde ainda mais exposta. E Marcão, duas vezes, e Mazola souberam aproveitar as chances para pintar um 4 a 0 no placar e fazer a festa da torcida catarinense nas arquibancadas, com direito a provocação ao Coritiba: “Uh, é Série B! Uh, é Série B!”

Ficha Técnica

Figueirense 4 x 0 Coritiba

Figueirense: Tiago Volpi; Jeferson, Nirley, Thiago Heleno e Cereceda; Paulo Roberto (França), Rivaldo, Marco Antônio e Felipe (Léo Lisboa); Clayton (Mazola) e Marcão. Técnico: Argel Fucks.

Coritiba: Vanderlei;  Norberto, Welinton, Leandro Almeida e Carlinhos; Sérgio Manoel (Dudu), Rosinei (Martinuccio), Robinho e Alex; Joel (Julio Cesar) e Zé Eduardo. Técnico: Marquinhos Santos.

Gols: Marco Antônio (32 – 1o), Marcão (28 – 2o e 44 – 2o) e Mazola (42 – 2o)

Cartões Amarelos: Vanderlei, Zé Eduardo e Sérgio Manoel (C); Nirley e Jeferson (F)

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, domingo às 16 horas