SÃO PAULO, SP – Um grupo de investidores de Hong Kong e Abu Dhabi se prepara para fazer uma oferta pela marca Reebok, que há oito anos é administrada pela Adidas.
Segundo o jornal americano “The Wall Street Journal”, Jynwel Capital, fundo de investimentos do bilionário Jho Low, de Hong Kong, em sociedade com o governo dos Emirados Árabes Unidos.
Citando fontes próximas às negociações, o jornal diz que os investidores planejam enviar para a Adidas uma proposta US$ 2,2 bilhões pela Reebok. O argumento a ser apresentado é de que a Reebok poderá ter um futuro mais promissor se gerida de forma independente.
Não se sabe como a proposta será recebida pela Adidas e não há nenhuma garantia de sucesso.
A Reebok foi vendida para a empresa alemã em 2006, por cerca de US$ 3,8 bilhões. Um dos objetivos era ampliar a presença da Adidas nos EUA, o que não aconteceu. De lá para cá, as duas marcas perderam participação no mercado americano.
A Adidas caiu de 10% em 2005, para 6% este ano. E a Reebok, de 8% para menos de 2%. Em contra-partida, a concorrente Nike ampliou a participação de 35% para 60% no período, de acordo com levantamento da consultoria SportsOneSource, citado pelo WSJ.