SÃO PAULO, SP – A etapa portuguesa do WCT (principal categoria do surfe), em Peniche, durou pouco para o paulista Gabriel Medina, 20, que luta para se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial na modalidade. O surfista foi eliminado logo na terceira rodada da competição ao perder para o americano Brett Simpson, 32º na classificação, no domingo (19), e não tem mais chances de ser campeão em Portugal.

Apesar disso, Medina vibrou com a derrota do americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial e principal concorrente ao título, também na terceira rodada. “Estou muito triste com este resultado, mas ainda bem que o Kelly perdeu também”, disse o paulista. A decisão do título vai ficar para a última etapa da temporada, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

“Eu estava pronto para ganhar o título aqui, mas agora já estou focado no Havaí. Estou feliz que ainda estou na corrida pelo título e por não depender dos outros concorrentes, depende de mim mesmo. Eu ainda não sei o que preciso fazer lá no Havaí, mas vou me preparar e treinar para estar pronto para o campeonato”, afirmou.

Medina vai terminar a etapa ainda na liderança do ranking do WCT, com 58.300 pontos, enquanto Slater somará 51.800. O americano, que quebrou a prancha ao sair do mar, pode até perder a vice-liderança no ranking. Isso acontece se o australiano Mick Fanning ou o havaiano John John Florence vencer a etapa. Os resultados desses dois surfistas vão determinar também o que Medina vai precisar para ser campeão no Havaí.