O programa Espaço Cidadão realizou mais de 2,5 milhões de atendimentos em todo o Paraná desde 2011. Presente em 350 municípios, com 365 espaços ativos, o programa contribui para o desenvolvimento do Estado por meio da inclusão digital e social do cidadão, que pode fazer gratuitamente cursos de capacitação em diversas áreas.

Coordenado pela Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, o programa oferta cursos viabilizados através de parceiros, em duas modalidades –

na presencial, onde os alunos aprendem com o professor/instrutor no próprio Espaço Cidadão, e na modalidade a distância, quando os alunos acessam pela internet o conteúdo e as aulas.

O Espaço Cidadão se tornou um local de aprendizado gratuito e de fácil acesso para a população, inclusive nos municípios menores. Agora, o cidadão tem a possibilidade de investir em seu próprio desenvolvimento sem deslocamentos para os grandes centros, afirma a secretária especial para Assuntos Estratégicos, Clecy Amadori.

Além das ofertas de cursos, o governo estadual oferece palestras e web conferências sobre temas sociais, carreira, empreendedorismo e muito mais. Já foram realizadas 20 transmissões via web conferência, que contabilizaram mais de 12 mil acessos. Os temas e vídeos estão disponíveis no site da Secretaria para Assuntos Estratégicos para toda a população (www.seae.pr.gov.br).

OPORTUNIDADE – A infraestrutura composta por computadores e Internet com fibra ótica permite outras atividades, de acordo com a necessidade de cada pessoa que procura o Espaço Cidadão. Em Japurá, uma turma de 30 mulheres frequenta o local para cursar a faculdade de Pedagogia na modalidade a distância e organizar um grupo de estudos. Depois que elas se matricularam na graduação, vieram nos procurar para utilizar o espaço. Algumas têm computador em casa, mas preferem frequentar a estrutura que oferecemos aqui, com a nossa orientação, e aproveitar o estudo em grupo, relata Marlene Costa, atendente do Espaço Cidadão em Japurá.

Para participar dos cursos e das atividades realizadas nos Espaços Cidadão, basta acessar o site www.seae.pr.gov.br e verificar em Endereços qual é espaço mais próximo, ou através do telefone (41) 3210-2883.

A meta do Governo do Estado é levar o programa para a população dos 399 municípios do Paraná. O Espaço Cidadão é uma ação conjunta do Governo do Estado, municípios, sistema S, associações de bairros e comunidades organizadas, com o objetivo de oferecer uma estrutura completa, com computadores e links de acesso à Internet com fibra ótica.