Subiu para 110.046 o número de pessoas afetadas pelas chuvas em oito municípios do Paraná, segundo o último Boletim da Defesa Civil, divulgado às 9 horas desta segunda-feira, 20. Os maiores estragos foram causadas na Grande Curitiba, com ênfase a cidade de Campo Largo, onde 110 mil pessoas foram atingidas pelo granizo na última sexta-feira, 17, e 3.600 casas foram danificadas.

Um homem de 32 anos morreu levada pelas águas de um corrego no no bairro Alto Boqueirão, na sexta-feira, 17.

Neste domingo, 19, a chuva e os fortes ventos deixaram 44 mil consumidores sem energia elétrica em Curitiba e Região Metropolitana. 31 bairros ficaram sem luz na Capital, além de sete municípios da Região Metropolitana, da Lapa até Adrianópolis. Até as 9h30, 4.200 consumidores permaneciam sem energia elétrica. Destes 400 estão distribuídos por Curitiba e os demais 3.800 na RMC, com ênfase para Almirante Tamandará, Colombo e Serro Azul.

Equipes da Copel trabalham para restabelecer a energia elétrica até ao meio-dia. No entanto, a assessoria ressalta que em alguns pontos a energia só deverá ser restabelecida no final da tarde em função dos danos causados pelos ventos com a queda de árvores na fiação elétrica e postes.

Campo Largo
O caso mais grave ocorreu em Campo Largo na antiga sede do Hospital Nossa Senhora do Rocio, onde 400 pacientes tiveram de ser transferidos com urgência para a nova sede, que foi inaugurada recentemente. A chuva de 20 minutos, acompanhada de granizo, estragou a cobertura do local, permitindo que a água entrasse no edifício. Outras sete unidades de saúde foram danificadas pelo temporal. O prefeito Affonso Portugal Guimarães (PT) prepara o decreto de situação de emergência. O documento deve ser assinado no início da semana.