A Copel Telecom iniciou nesta semana a oferta do serviço de internet de banda extralarga por meio de fibras ópticas para clientes residenciais e comerciais de Cândido de Abreu, na região central do Paraná. O lançamento faz parte do plano de expansão da Copel Telecom nos Campos Gerais, que inclui R$ 4,9 milhões de investimentos na construção de rede de fibras nas áreas urbanas de 12 municípios da região.

A internet ultrarrápida da Copel, com velocidade de conexão de até 100 Mbps (megabits por segundo), já estava à disposição de grandes empresas dos municípios e agora passa a ser ofertada também para clientes residenciais e pequenas e médias empresas.

FÁBRICA – Um dos motivos que levou a Copel Telecom a ampliar sua rede de fibra óptica na região foi a expansão da fábrica de celulose da Klabin, em Ortigueira. Nos Campos Gerais, além de Cândido de Abreu, já são atendidos pela banda extralarga da Copel também Telêmaco Borba, Tibagi, Castro, Irati, Congonhinhas, Sapopema, Reserva e Imbaú. Resta apenas São Jerônimo da Serra, onde o serviço começará a ser oferecido no início de novembro.

A expansão para clientes residenciais e comerciais atende à demanda por internet de qualidade em todo o Paraná, em especial nessa região que está passando por forte desenvolvimento, afirma o diretor-presidente da Copel Telecomunicações, Adir Hannouche.

FIBRA ÓPTICA – As conexões do serviço oferecido pela Copel Telecom são feitas exclusivamente por meio de fibra óptica, do provedor até a casa do usuário. Pelo site www.copeltelecom.com é possível saber se a rede de fibra atende a um determinado logradouro, bastando informar o CEP. Pelo site também é possível conhecer detalhes do produto e solicitar sua instalação.

O produto BEL Fibra também já está disponível em Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Maringá, Irati, Castro, Tibagi, Marechal Cândido Rondon, Prudentópolis e Foz do Iguaçu, e também como alternativa de serviço em localidades atendidas pelo programa popular Paraná Conectado.

CIDADES DIGITAIS – A Copel Telecom está presente em todos os 399 municípios do Paraná, atendidos a partir de uma rede de fibra óptica de mais de 25 mil km.

Esta malha digital permite à empresa atuar em três frentes de comercialização de produtos: com soluções de conectividade para clientes corporativos em todo o Estado; com internet entre 20 e 100 Mbps para 30 cidades, pelo programa BEL Fibra; e com internet de 1 Mbps para municípios de até 10 mil habitantes dentro do programa Paraná Conectado.

“A infraestrutura de ponta para transmissão de dados contribui de modo inestimável para um salto no desenvolvimento econômico e social do Estado e de todos os seus municípios”, afirma Adir.

O dado confirma-se na projeção do Banco Mundial, que relaciona a expansão da conexão em alta velocidade ao incremento da economia regional: cada 10% de rede de banda larga construída equivale a 1,2% de evolução no PIB regional.