Equipes da Prefeitura de Curitiba trabalham ininterruptamente e de maneira intensa desde as 16h30 da sexta-feira (17) para garantir a volta à normalidade na cidade, depois da chuva forte dos últimos dias. Foram distribuídos 355 m² de lona às vitimas de destelhamento. Não há registro de nenhum desabrigado ou desalojado. 

No fim de semana, a Defesa Civil de Curitiba atendeu a um total de 77 ocorrências. Destas, 70 foram quedas de árvores, cinco destelhamentos, um alagamento e uma queda de fio de energia. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente atendeu diretamente 82 ocorrências, sendo 15 de obstruções de árvores e galhos caídos em vias públicas. Os bairros mais atingidos por este tipo de situação foram Campina do Siqueira, Ahú, Pilarzinho e São Braz.

Embora a situação esteja controlada, nossos atendimentos à população prosseguem nesta segunda-feira, disse o chefe de Operações da Defesa Civil de Curitiba, supervisor José Augusto Gruba. Segundo informou, há vários pedidos para verificação de risco estrutural de residências e edificações, que teriam sido causados pelas fortes chuvas, mas até agora não houve necessidade de interdição em nenhum imóvel 

Gruba explicou que ainda há muitas equipes nas ruas, em especial da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, trabalhando na retirada de entulhos de galhos e árvores que caíram no final de semana. Nenhum entulho, entretanto, está obstruindo vias de trânsito nesta manhã, disse.

Outros reparos também estão sendo providenciados pelas equipes, como o conserto do telhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boa Vista, onde houve destelhamento na tarde de domingo. 

 

Segundo o Simepar, no final da tarde de sexta-feira houve registro de 38,4 mm de chuvas em Curitiba. No domingo, o volume foi de 24,2 mm. A previsão de chuvas acumuladas para todo o mês de outubro é de 133 mm, o que significa que metade deste volume choveu apenas nestes dois dias, disse Gruba.
Felizmente, em Curitiba não houve registro de desabrigados ou desalojados, mas já estávamos preparados, caso fosse preciso, com o indicativo de abrigo numa escola situada no bairro Lamenha Pequena, na Regional de Santa Felicidade, explicou Gruba.