Os jogadores revelados pelas categorias de base do Atlético Paranaense são responsáveis por 79% dos gols da equipe no Campeonato Brasileiro. Dos 29 gols, 23 foram marcados por pratas-da-casa.
Apostar com tanta ênfase na base e colher tantos frutos (ou gols) não é comum no futebol brasileiro. O Cruzeiro, por exemplo, teve apenas quatro dos seus 52 gols (7%) marcados por pratas-da-casa nesse campeonato.
Apesar de terem marcado 79% dos gols, os pratas-da-casa não são maioria no Atlético. Dos 32 atletas que atuaram pelo time no Brasileirão, metade foi revelada nas categorias de base (exatamente 16) e outra metade (outros 16) vieram de outros clubes.
O time-base do técnico Claudinei Oliveira tem a maioria formado por jogadores de fora: Weverton (ex-Portuguesa), Sueliton (ex-Criciúma), Gustavo (ex-Paraná), Natanael (ex-Cuiabá), Paulinho Dias (ex-Chapecoense), Bady (ex-São Bernardo) e Dellatorre (ex-Inter). Apenas quatro pratas-da-casa têm o status de titular: Cleberson, Deivid, Marcelo e Cléo.
O artilheiro do time no Brasileirão, Douglas Coutinho, com sete gols, agora é reserva. O vice-artilheiro é Cléo, com seis. Cléo, 29 anos, foi revelado no clube em 2005. Depois, rodou o mundo durante oito anos e agora retornou ao Atlético.
Nathan – O Atlético conseguiu ontem uma decisão judicial para renovar o vínculo contratual do meia Nathan, de 18 anos, até 2017. A decisão da 15ª Vara de Trabalho, em Curitiba, reconheceu uma cláusula de renovação contratual automática. O jogador vai recorrer e tentar reduzir o vínculo para 31 de março de 2015. Com isso, seis meses antes do fim do contrato – ou seja, em 31 de outubro – poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube.

Na Arena

Convocados
Os meias Marcos Guilherme e Nathan, do Atlético, foram convocados para a seleção brasileira olímpica para o Torneio Internacional Sub-21 na China, de 8 a 18 de novembro. O técnico Alexandre Gallo, que chamou 23 jogadores, vem preparando a seleção sub-21 para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Escalação
O lateral-esquerdo Natanael cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e desfalcará o Atlético amanhã, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse. Willian Rocha e Olaza são as principais opções para o lugar dele. Tem o Willian e tem o (Lucas) Olaza, né. Vamos olhar com calma como joga o Criciúma, as características dos jogadores, se é um time que joga mais com bola área ou com jogadores mais rápidas pela beirada, disse o técnico Claudinei Oliveira. Com isso, o provável time para amanhã é Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Willian Rocha (Olaza); Deivid, Paulinho Dias, Marcelo, Bady e Dellatorre; Cléo.