Dos 237 municípios com registro de danos causados por chuvas e temporais neste ano, Maringá, no Noroeste do Estado, é a que mais aparece no relatório da Defesa Civil. Do começo do ano até o momento a cidade aparece em 15 ocorrências ao longo do ano, e que afetaram mais de 143 mil pessoas na Cidade Canção.
Outro que aparece em evidência é Guarapuava, na região Central. Foram sete ocasiões com danos maiores registrados. Curitiba também tem números significativos. De janeiro até ontem eram 12 eventos severos relacionados com co clima na Capital, e mais de 17 mil habitantes afetados.

Ponta Grossa, nos Campos Gerais também tem muitos registros. Foram neste ano dez dias de eventos severos. Cascavel, no Oeste, relacionou danos em cinco dias de temporais neste ano.
Neste ano, porém, a cidade que mais sofreu foi União da Vitória, na região Sul do Paraná, às margens do Rio Iguaçu. Em junho, as fortes chuvas fizeram o rio transbordar, invadindo a cidade e deixando mais de 50 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Apesar dos números aparentemente altos, a situação neste ano é comparável ao do ano passado. Até ontem, eram 488 ocorrências em 237 cidades paranaenses, que afetaram 1,28 milhão de pessoas. Em mesmo período de 2013 foram 528 ocorrências em registro, em 234 municípios, e que atingiram 1,63 milhão de pessoas.
Em relação ao início do século, os números são bem maiores, mas porque na época nem todos os municípios tinam estruturado as suas coordenadorias municipais de Defesa Civil.