O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Chapecó (SC) realizou ontem pela, 20, a terceira operação para combate a crimes de adulteração do leite no consumo humano. O leite adulterado com substâncias tóxicas para o ser humano era comercializado nos três estados do Sul e São Paulo. No entanto, a Polícia se negou a revelar a marca a qual pertencia o produto apreendido.

Por conta disso, o consumidor deve ficar atento a origem do leite consumido em casa e evitar aqueles que são as regiões apreendidas. Os lotes adulterados pertenciam a empresas sediadas nas cidades de catarinenses de Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Novo Horizonte, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Formosa do Sul e em Iraí, no Rio Grande do Sul, de acordo com as informações do portal do Ministério Público Federal de Santa Catariana.

Foram cumpridos 16 mandados de prisões, além de 21 mandados de busca e apreensão em unidades industriais, residências e propriedades rurais de seis cidades do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul.

As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juiz de Direito da Comarca de Quilombo (SC) e estão envolvidas empresas localizadas nos municípios catarinenses de Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Novo Horizonte, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Formosa do Sul e em Iraí, no Rio Grande do Sul. A operação recebe o nome de “Leite Adulterado III” em face da continuidade de investigações das Operações “Leite Adulterado I e II”, realizadas em 19 de agosto.

Iniciadas há cerca de seis meses, as investigações estão voltadas a crimes contra a saúde pública e para garantir direitos dos consumidores. Os trabalhos estão focados em laticínios, queijarias, unidades resfriadoras e transportadores de leite, cujos empresários e funcionários supostamente estão falsificando, corrompendo, adulterando ou alterando o leite destinado a consumo humano, o que pode tornar o produto nocivo à saúde ou reduzir seu valor nutricional.

Foram mobilizados cerca de 70 agentes dos Gaecos, inclusive Promotores de Justiça e Policiais do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, além de 12 Fiscais do MAPA/SIF. O GAECO é uma força-tarefa composta por Promotores de Justiça, Policiais Civis, Policiais Militares e Auditores da Secretaria da Fazenda Estadual, entre outros agentes públicos.