No Paraná, a devolução de cheques em setembro deste ano foi de 2,20% do total de cheques compensados, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O número é maior que a devolução de 1,92% registrada em agosto. Em setembro de 2013, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Paraná havia sido de 1,69% do total de cheques compensados.

Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros nove meses de 2014, com 11,57% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor porcentual (1,13%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,32% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,57%).

No Brasil, o porcentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,84 % no mês de setembro. Em setembro do ano passado este porcentual foi de 1,81%. Em agosto de 2014 foi de 2,02%. Nos primeiros nove meses deste ano, esse porcentual foi de 2,07%. Já no mesmo período do ano passado, esse percentual foi de 2,02%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência com cheques está maior neste ano em função do agravamento do quadro conjuntural: inflação elevada, juros altos e estagnação econômica. Tudo isto acaba impulsionando para cima a inadimplência com cheques, bem como as demais modalidades de inadimplemento.

Já a queda em relação a agosto é tipicamente sazonal tendo em vista a ocorrência da data comemorativa do Dia dos Pais,  a qual tende a produzir uma inadimplência mais alta naquele mês.