Na quinta edição da Operação Três Planaltos, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) efetuou a abordagem de mais de 44 mil pessoas, o que resultou em 190 prisões e na apreensão de 43 adolescentes. Nas ações, que iniciaram na sexta-feira (17) e seguiram até o último domingo (19), foram apreendidas 23 armas de fogo, mais de 11 Kg de maconha e recuperados 23 veículos, além da emissão de 2.533 autos de infração de trânsito.

O intuito da operação é retirar armas e drogas das ruas, combater a criminalidade e dar cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão e de Prisão. O objetivo da PM com estas ações também é fortalecer os laços de parceria com a comunidade, por meio do policiamento comunitário, evidenciando o compromisso da corporação pela garantia da vida e da segurança dos paranaenses.

Ao todo foram 44.148 pessoas abordadas, sendo destas 190 pessoas presas e 43 adolescentes apreendidos, 26.965 veículos também abordados, dos quais 947 foram apreendidos e 23 recuperados, além de 1.727 locais vistoriados. Na operação foram lavrados 2.533 autos de infração de trânsito e emitidas 18 notificações por conduzir veículo sob o efeito de álcool.

As ações resultaram na apreensão de 23 armas de fogo, 11,14 Kg de maconha, 1,13 Kg de cocaína, 3,36 Kg de crack e 66 animais silvestres, além do cumprimento de três Mandados de Prisão.

Participaram da operação os sete Comandos Regionais da PM (CRPMs) que estão estabelecidos em todas as regiões do estado, os quais empregaram seus respectivos Batalhões e Companhias Independentes nas atividades como blitz, bloqueios de trânsito e abordagens nos locais de maior movimentação de pessoas e veículos, além da intensificação do policiamento nas áreas com maior índice de crimes (roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas) identificadas por meio de dados do georeferenciamento, extraídos pela análise de Boletins de Ocorrência.

A quinta edição da Operação Três Planaltos contou com a participação também das unidades especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Regimento de Polícia Montada (RPMon) e o Batalhão da Polícia Militar Operações Aéreas (BPMOA) – antigo Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (GRAER).