SÃO PAULO, SP – Dezenas de milhares de doses de vacinas experimentais do ebola podem estar disponível para ser testadas na África Ocidental já em janeiro se forem consideradas seguras, disse nesta terça-feira (21) a diretora-geral de Sistemas de Saúde e Inovação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny.
Segundo Kieny, em dezembro sairão os resultados dos exames com as duas vacinas mais avançadas, que, se forem positivos, permitirão seu envio a partir de janeiro aos três países africanos afetados pela doença.
O vírus do ebola circula de maneira intensa na Libéria, Serra Leoa e Guiné. A última apuração de casos indica que há 9.191 infectados, dos quais 4.546 morreram.
Kieny revelou que metade dos testes com a vacina NIAID/GSK, desenvolvida pela companhia farmacêutica GlaxoSmithKline, e os com a VSV-EBOV, produzida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, ocorrerá respectivamente nas cidades suíças de Lausanne e Genebra.
Os demais voluntários que vão participar dos exames estarão e outros países africanos, nos EUA, Reino Unido, Alemanha. Além disso, companhias e laboratórios em diversos países tentam avançar em vacinas próprias, disse Kieny.
Segundo a diretora, há outros laboratórios que trabalham em um tipo de vacina produzida em células de insetos que pode ser testada no primeiro trimestre de 2015.
Kieny também disse que a Rússia trabalha no desenvolvimento de outra vacina, mas, nesse caso, espera-se o esclarecimento de algumas informações com as autoridades locais para analisar quando poderá ser testada.
Sobre a política aplicada nos testes clínicos, Kieny esclareceu que os voluntários não são remunerados, mas têm as despesas pessoais reembolsadas.
O objetivo da primeira fase dos exames com as vacinas candidatas é garantir que são seguras para os seres humanos e determinar se realmente produzem algum tipo de resposta imunológica no organismo. Além disso, os testes iniciais com 250 voluntários para cada vacina permitirão estabelecer qual dose é necessária.
No entanto, esses fatores não serão suficientes para determinar se uma ou mais vacinas funcionam, já que sua eficácia só poderá ser determinada em uma segunda fase, que inclua muitos mais voluntários expostos ao ebola nos três países onde o vírus circula.
Por isso, Kieny reconheceu que, embora as vacinas sejam eficazes, levará “meses” para conter e dar por encerrada a epidemia de ebola.
“Há muitas suposições, não sabemos se (as vacinas) são seguras, se funcionam e, se realmente funcionam, se são 100% eficazes, o que é raro. A vacina contra o sarampo é 98% eficaz, e a do rotavírus, 40%”, explicou.
Kieny afirmou que a produção em grande escala de vacinas exigiria um investimento de “centenas de milhões” de dólares, independentemente de o preço de cada dose ser de alguns centavos ou de algumas unidades de dólar.