RAFAEL REIS
SÃO PAULO, SP – Luiz Adriano, 27, atacante revelado no Internacional e que há sete anos joga na Ucrânia, igualou-se nesta terça-feira (21) a Messi como o jogador que mais gols fez em uma única partida na história da Liga dos Campeões da Europa.
O centroavante do Shakhtar Donetsk marcou cinco vezes na goleada por 7 a 0 aplicada pelo time ucraniano sobre o Bate Borisov, em Belarus, pelo Grupo H da maior competição interclubes do mundo.
Até então, somente Messi, argentino eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo, havia conseguido esse feito.
Em 2012, o craque do Barcelona fez cinco gols no 7 a 1 dos catalães sobre o Bayer Leverkusen, nas oitavas de final da competição.
Além da marca pessoal de Luiz Adriano, a partida do Shakhat teve recorde de gols brasileiros em um só jogo do torneio europeu.
Os sete tentos ucranianos, seis anotados no primeiro tempo, foram anotados por jogadores do país pentacampeão mundial de futebol.
Além de Luiz Adriano, Alex Teixeira (ex-Vasco) e Douglas Costa (ex-Grêmio) também marcaram na goleada histórica sobre o Bate Borisov.
O recorde anterior de gols brasileiros na mesma partida da maior competição interclubes do mundo também havia sido estabelecido em uma partida do Shakhtar. Na goleada por 6 a 1 dos ucranianos sobre o Nordsjaelland, em 2012, Luiz Adriano havia feito três gols, e Willian, hoje no Chelsea, dois.