Um dos três deputados estaduais mais jovens eleitos neste ano, Paulo Litro (DEM), filho da deputada estadual Rose Litro e do ex-deputado Luiz Fernandes Litro, pretende dar continuidade ao trabalho do pai e da mãe na Assembleia Legislativa. O pai foi impedido de registrar candidatura nas eleições de 2010 porque havia um processo de improbidade administrativa contra ele no Superior Tribunal de Justiça. Na época ele conseguiu eleger a esposa Rose Litro. Neste ano, a esposa não concorreu à reeleição e o filho de 22 anos, Paulo Litro vai representar a família no Legislativo Paranaense pela quinta vez consecutiva. 

O jovem advogado, recém-formado, solteiro e sem filhos, teve breve experiência profissional em cargos comissionados no governo do Paraná, nos últimos dois anos. O primeiro projeto que Paulo Litro pretende apresentar, já no início da Legislatura, é o Meu Primeiro Emprego Paranaense.

Bem Paraná – Antes de se eleger, em quais lugares o senhor trabalhou?
Paulo Litro – Trabalhei na Casa Civil do Paraná e na Secretaria para Assuntos Estratégicos do Paraná.

BP – Qual era sua função?
Litro – Eu trabalhava no núcleo jurídico da administração da Casa Civil e na Secretaria de Assuntos Estratégicos eu era assessor.

BP – O senhor se elegeu com 22 anos, relativamente novo. Por que tentou a eleição?
Litro – Eu me criei no meio da política, meu pai foi três vezes deputado, foi vereador, a minha mãe atualmente exerce o mandato dela (na Assembleia) e desde pequeno aprendi a gostar da política, vi quanto é bom e gratificante fazer um trabalho de resultados e que ajude diretamente as pessoas.

BP – O seu pai foi impedido de concorrer por ser acusado de improbidade administrativa, a sua mãe herdou os eleitores dele em 2010 e consecutivamente o senhor também. O senhor acredita que os eleitores estão votando no senhor mesmo ou é vontade que o trabalho do seu pai continue? E o senhor acha que é justo com o eleitor, já que o mandato é seu?
Litro – Acho que herdar não é a palavra certa. Eles confiaram em mim para o trabalho. Então, o trabalho bem feito e desempenhado pela minha família, tanto é que a cada eleição aumenta a nossa votação, 19 mil votos, 36 mil, 41 mil, 45 mil e 60 mil. A gente vive em uma democracia e as pessoas votaram em mim porque acreditaram no trabalho que posso fazer.


Venho de uma nova geração

Bem Paraná – O seu pai vai ter participação no seu mandato?
Paulo Litro – Tem, com certeza, meus pais. Me ajudaram, foram meus maiores incentivadores e tenho certeza que me ajudaram bastante.
BP – Podemos dizer que durante o exercício do mandato eles vão estar presentes como se o mandato também fosse deles?
Litro – Não, quem vai definir, decidir o mandato, as questões relativas ao mandato serei eu.

BP – Qual a diferença do exercício do senhor para o deles?
Litro – Venho de uma nova geração, tenho uma formação diferenciada deles. Sou advogado, e tenho novas ideias, novos projetos que podem contribuir muito na vida dos paranaenses.

BP – Qual projeto, tem algum pronto para apresentar no início do mandato?
Litro – Tenho, chama-se Meu Primeiro Emprego Paranaense. As empresas que recebem incentivo fiscal do governo do Estado, como por exemplo o ICMS, deverão contratar no mínimo 10% de jovens de 16 a 24 anos. Além disso, abatimento de água e luz para as Apaes e fazer o trabalho intermediário com isso para os municípios.

BP – Quanto a sua posição na eleição da Mesa Diretora, do presidente da Assembleia, já conversou com os colegas, tem alguma escolha?
Litro – É muito cedo para falar sobre isso, a eleição é só em fevereiro. Vão aparecer muitos candidatos ainda.

BP – Ter sido eleito tão jovem não é prematuro? Como o senhor pretende debater com deputados de oposição com vários anos de Casa e experiência?
Litro – A experiência que tive trabalhando dentro do governo do Estado, na Casa Civil e na Secretaria, contribuiu muito. Além do mais, sou formado, sou advogado, e isso acrescenta para debater sobre legislação, para fazer projetos de lei e outras situações. Isso também ajuda e contribui para discutir de igual para igual com qualquer parlamentar.

BP – A o que o senhor atribui o aumento no número de votos à sua família ao longo dos anos e qual o impacto que o senhor acha as pessoas tiveram na vida para conceder quatro mandatos, elegendo o quinto, da família?
Litro – Trabalho, atender às pessoas, estar presente nos municípios, escutar elas e acho que entrar aqui (na Assembleia) é mais fácil do que se manter.

BP – Atribui essa confiança a algum projeto específico, que algum membro da sua família tenha emplacado para mudar a vida das pessoas? Qual foi a grande realização do seu pai na Assembleia?
Litro – O trabalho que ele faz de atendimento à população, de não discriminar ninguém que vem aqui na Assembleia em busca de recursos para os municípios fez muita diferença no aumento de votação. Aprendi com ele que temos que atender todo mundo, não importa se a pessoa tem cargo eletivo ou não.