FELIPE BÄCHTOLD
PORTO ALEGRE, RS – O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, disse nesta terça-feira (21) que está sendo vítima de “baixaria” produzida pela campanha de seu rival, o governador Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição.
O PT mostrou hoje em seu espaço na TV um trecho de uma entrevista em que Sartori faz uma piada com o piso nacional do magistério e diz: “Eu vou vai lá na Tumelero [loja de material de construção] e eles te dão um piso melhor… Ali tem piso bom”.
Em discurso num ato no centro de Porto Alegre, Sartori, sem citar diretamente o episódio, afirmou que o partido vai manter uma “campanha limpa, sem guerra, sem ódio”. “Não vamos dar bola para baixaria, para intriga, para desconstituição”, disse, aos militantes.
O senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) afirmou que os adversários fazem uma campanha “horripilante, nojenta”. A coligação de Sartori apoia o presidenciável tucano Aécio Neves.
O senador eleito por São Paulo José Serra (PSDB) também participou de uma caminhada com Sartori pelo centro da capital gaúcha. Os militantes cantavam em coro: “Adeus, PT”. Serra afirmou a jornalistas que os petistas “investem na discórdia nacional” ao fabricarem uma divisão entre os eleitores do país.
PESQUISA IBOPE
O Ibope divulgou nesta terça uma nova pesquisa sobre a disputa para o governo gaúcho em que o peemedebista mantém a liderança. Segundo o instituto, ele tem 53% das intenções de voto contra 37% de Tarso.
Brancos e nulos somam 8%. Não souberam ou não responderam 3%. No critério dos votos válidos, que exclui brancos e nulos, Sartori vence por 59% a 41%.
A pesquisa foi feita entre sábado (18) e segunda-feira (20). Está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RS-00031/2014 e BR-01149/2014.