SÃO PAULO, SP – O Festival de Cinema de Roma concedeu, na segunda (20), uma honraria pelo conjunto da obra ao diretor brasileiro Walter Salles.
No dia 11 de outubro, quando o Festival divulgou que o cineasta brasileiro receberia o prêmio Marc’Aurelio pela trajetória, o italiano Marco Müller, diretor do festival, fez grandes elogios para Salles.
“A mais completa e complexa personalidade no cinema global é sem dúvida o diretor brasileiro Walter Salles”, afirmou Müller no dia.
Walter Salles dirigiu longas premiados internacionalmente como “Central do Brasil” (1998) e “Diários de motocicleta” (2004).
Além deles, tem no currículo filmes como “Terra estrangeira” (1996), “Abril despedaçado” (2001), “Água Negra” (2005), “Linha de passe” (2008) e “Na estrada” (2012).
Seu trabalho mais recente é o documentário “Jia Zhangke: Um Homem de Fenyang”, sobre o diretor chinês de cinema.
A obra foi exibida em Roma, com debate entre os dois diretores, e também integra a programação da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições no sábado (25), às 20h, no CineSesc; e na segunda (27), às 20h30, no Cine Livraria Cultura.