A história da poesia paranaense acaba de ganhar um novo capítulo. A coletânea 101 poetas paranaenses — antologia de escritas poéticas do século XIX ao XXI, editada pela Biblioteca Pública do Paraná, por meio do Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), traz ao leitor uma inédita compilação da lírica do Estado. Organizada pelo poeta e crítico Ademir Demarchi, a antologia está dividida em dois volumes, cada uma com tiragem de 1.500 exemplares, que, juntas, somam mais de 800 páginas — as publicações serão distribuídas gratuitamente a todas as bibliotecas públicas do Paraná e instituições culturais do país.

No volume um, estão 50 poetas, nascidos entre a primeira metade do século XIX e a segunda metade do século XX. Já o volume dois traz 51 autores nascidos entre 1959 e 1993. Em vez de uma antologia que se baseasse apenas em alguns poucos autores tidos como fundacionais, por isso já instituídos nas leituras feitas por críticos e nas republicações de suas obras, preferi uma forma mais ampla, rizomática, de lidar com o cenário, encarando-se o risco da pesquisa extensa que levou ao significativo número de 101 poetas, explica Ademir Demarchi que, em sua pesquisa, leu e consultou mais de 300 obras de autores paranaenses, em um trabalho que se desenvolveu ao longo de um ano e meio.

SERVIÇO
Livro: 101 poetas paranaenses — antologia de escritas poéticas do século XIX ao XXI
Volumes 1 e 2 — 800 páginas Organização e prefácio: Ademir Demarchi
Venda: R$ 15 cada exemplar ou R$ 20 os dois volumes
Mais informações: (41) 3221-4917


RÁPIDA

Concurso
Estão abertas as inscrições para o XX Concurso Infantil de Redação da Biblioteca Pública do Paraná. Neste ano, o tema para o trabalho é Ter Um Livro Nas Mãos é Viver Uma Aventura. Podem participar crianças de 7 a 13 anos de idade do Ensino Fundamental das redes pública e particular de Curitiba e Região Metropolitana. A inscrição é gratuita. A redação deverá ser feita pelo aluno na Seção Infantil ou em local com presença de um fiscal, das 8h30 às 18h30. O trabalho deve ser manuscrito.