MÁRCIO FALCÃO E MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF – A CPI da Petrobras no Congresso recebeu nesta quarta-feira (22) um ofício da estatal informando que o diretor de abastecimento da empresa, José Carlos Cosenza , está “impossibilitado” de prestar esclarecimentos à comissão.
O depoimento do diretor estava marcado para o início da tarde desta quarta, mas segundo documento enviado ao comando da CPI pelo gerente setorial de relacionamento com o Poder Legislativo, Carlos Henrique Lopes Sampaio, Consenza teve uma “intercorrência clínica” no início da noite de terça-feira (21). O diretor foi medicado e está afastado de suas funções pelos próximos dois dias”.
O atestado médico disponibilizado à CPI não informa os sintomas nem a doença de Consenza. A Petrobras disse ainda que Consenza está disposto para remarcar sua participação na CPI. Ele ficou no cargo ocupado por Paulo Roberto Costa, delator de um esquema de corrupção que desviou recursos públicos para partidos políticos e envolvia construtoras.
Segundo a assessoria, a reunião da CPI está mantida. A oposição vai tentar transformar o encontro em sessão administrativa para analisar requerimentos. São necessários 17 votos para a mudança de tema da CPI. A base aliada defende o adiamento para evitar que a reunião se transformasse em palanque para a oposição na reta final da sucessão presidencial.
Pela manhã, o presidente da CPI, senador Vital do Rego (PMDB-PB), se reuniu com o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) no Palácio do Planalto.