SÃO PAULO, SP – Oito tenistas espanhóis se reuniram com a capitã do país na Copa Davis, Gala León, durante cerca de uma hora em Valencia, na Espanha, onde os jogadores disputam o torneio na cidade, afirma o jornal ‘El País’.
Eles tentam encerram os conflitos que envolvem a escolha da capitã, a primeira mulher na posição, que geraram críticas acerca de sua capacidade técnica e experiência profissional.
Mesmo contra a escolha da capitã, que é ex-tenista e comentarista de TV, os tenistas rechaçaram o machismo como uma das causas dos conflitos.
De acordo com Gala León, o objetivo dela é levar o time da Espanha de volta à elite do tênis mundial, que teve sua primeira queda de divisão desde 1995.
Na repescagem, a Espanha foi derrotada pelo Brasil –que voltou à elite do tênis um ano após ser rebaixado.
Dois dos mais importantes nomes do tênis espanhol não participaram da reunião. Rafael Nadal e David Ferrer –que classificou a escolha de Gala como rápida e prematura– ficaram de fora.
O técnico de Rafael Nadal, Toni Nadal, criticou a nomeação da ex-tenista como nova capitã da Espanha na Copa Davis.
Segundo a publicação, os jogadores não acreditam na competência de Gala León, mas também a criticavam pelo fato de, por ser mulher, ela teria dificuldades com o elenco e não poderia entrar no vestiário, por exemplo.
A reunião entre as partes foi classificada como intensa e sincera. Mesmo assim, Gala León ainda não conseguiu convencer os tenistas de suas capacidades.