A Prefeitura de Curitiba e um grupo de fotógrafos da cidade definiram nesta quarta-feira (22), em reunião realizada na Fundação Cultural, a elaboração conjunta de um regramento específico para a realização de ensaios fotográficos no Bosque João Paulo II. O termo de ajuste de conduta deve ficar pronto em 30 dias e definirá dias, horários e o perímetro permitido para produções no Memorial da Imigração Polonesa, localizado dentro do bosque.

A comissão que tratará do assunto terá representantes da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (Arfoc), da Fundação Cultural, das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Turismo e da Representação Central da Comunidade Polonesa no Brasil (Braspol).

O caso

Uma sessão de fotos foi interrompida para dar lugar a uma confusão no dia 11 de outubro. A fotógrafa, Carine “Cacá” Weber Donadon realizava um ensaio, auxiliada por duas outras mulheres, com uma modelo no Bosque do Papa, em Curitiba. Segundo o relato, um guarda municipal chegou ao local e interrompeu a sessão batendo palmas.