O Atlético Paranaense venceu por 1 a 0 o Criciúma, nessa quarta-feira à noite (dia 22), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, o time subiu para a 9ª colocação, com 40 pontos. Ficou 11 pontos abaixo do G4 e nove pontos acima da zona de rebaixamento. O Criciúma está em último lugar, com 30 pontos.

A última vitória do Atlético como visitante foi em 16 de julho – 2 a 1 sobre o Flamengo. Foram dez jogos fora de casa depois daquela partida – com nove derrotas e um empate.

No total, o time paranaense chegou à terceira vitória consecutiva – antes derrotou na Arena da Baixada o Figueirense e o Flamengo.

O Atlético não tinha Natanael, suspenso. Willian Rocha entrou no lugar dele. O Criciúma, invicto há seis jogos no seu estádio, partiu com tudo para o ataque e sufocou o adversário. Com bons dribles e cruzamentos, Lucca foi o destaque no início do jogo. O time catarinense abusou dos cruzamentos para o centroavante Souza (1,88 m de altura, ex-Corinthians). A defesa do Atlético estava bem postada e levou a melhor no jogo aéreo.

No primeiro contra-ataque que conseguiu aplicar, a equipe paranaense criou a melhor chance do primeiro tempo. Aos 38 minutos, Paulinho Dias fez belo passe e colocou Marcelo na cara do gol. O goleiro saiu bem e abafou o chute.

No intervalo, o atacante Dellatorre revelou que a estratégia do Atlético era defensiva. A gente veio com o intuito de primeiro marcar, para não tomar gol. E de sair no contra-ataque, declarou o jogador.

O primeiro tempo teve 65% de posse de bola para o Criciúma, que finalizou seis vezes (duas certas) e cruzou 15 vezes para área. O Atlético somou duas finalizações (uma certa) e quatro cruzamentos.

O segundo tempo começou com o mesmo cenário. A diferença era que o Criciúma não tinha a mesma força física de antes. Mesmo assim, seguiu dominando, mas sem criar chances claras de gol. O Atlético continuou sem aplicar contra-ataques, apenas se defendendo.

Aos 14 minutos, os dois times mudaram. O veterano Paulo Baier entrou no lugar de Martinez. Dellatorre saiu para a entrada de Marcos Guilherme. E o meia Bady deu lugar ao volante Hernani. Aos 25, o atacante Zé Carlos entrou no lugar de Souza.

O jogo parecia fadado ao 0 a 0. Mas aos 32, Cléo puxou o contra-ataque e rolou para Marcos Guilherme. Ele chutou da meia-lua. O goleiro defendeu e Cléo aproveitou o rebote, fazendo 1 a 0. Foi o sétimo gol dele na competição – é o artilheiro do time no Brasileirão, empatado com Douglas Coutinho.

Aos 37, o Criciúma ficou mais ofensivo, com a entrada do atacante Michael no lugar do lateral Eduardo. O Atlético seguiu se defendendo bem e garantiu a vitória.

No total dos 90 minutos, o Criciúma teve 67% de posse de bola e 15 finalizações (quatro certas). O Atlético somou oito finalizações (quatro certas).

CRICIÚMA 0 x 1 ATLÉTICO
Criciúma: Bruno; Eduardo (Michael), Rafael Pereira, Ronaldo Alves e Giovanni; Serginho, Martinez (Paulo Baier) e Cléber Santana; Lucca, Souza (Zé Carlos) e Bruno Lopes. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Atlético: Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Willian Rocha; Deivid, Paulinho Dias, Dellatorre (Marcos Guilherme), Bady (Hernani) e Marcelo; Cléo (Douglas Coutinho). Técnico: Claudinei Oliveira
Gols: Cléo (32-2º),
Cartões amarelos: Gustavo, Dellatorre, Cléo (A). Martinez, Serginho, Paulo Baier (C).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público: 7.841 total
Renda: R$ 88.110
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), às 19h30

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Escanteio. Lucca cruza. Souza desvia e a bola explode no peito de Weverton.
4 – Bruno Lopes chuta de fora da área. Weverton segura.
13 – Giovanni cruza. Souza cabeceia ao lado.
27 – Luccas faz cruzamento perigoso. Weverton tira de soco.
33 – Serginho chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
38 – Paulinho Dias faz belo passe e coloca Marcelo na cara do gol. O goleiro sai bem e abafa o chute.
41 – Lucca faz boa tabela com Cleber Santana, mas chuta mal, para longe.
45 – Eduardo cruza. Gustavo corta antes que Souza finalize.

Segundo tempo
4 – Eduardo cruza. Souza cabeceia fraco. Weverton segura.
20 – Lucca faz boa tabela com Baier, recebe na área e chuta cruzado. A bola vai na rede, pelo lado de fora.
32 – Gol do Atlético. Contra-ataque. Cléo lança Marcos Guilherme. Ele chuta da meia-lua. O goleiro rabte. Cléo pega o rebote e marca.
35 – Marcos Guilherme recebe lançamento, parte livre e, na cara do gol, tenta por cobertura. O goleiro defende.
37 – Zé Carlos recebe na área, gira e chuta sobre o gol.
38 – Marcelo chuta de fora da área. A bola passa perto.
41 – Bruno Lopes recebe passe de Paulo Baier na área, gira e chuta. Weverton segura.
47 – Paulinho Dias dá bom passe. Douglas Coutinho sai na cara do gol, mas o goleiro sai bem e salva.