Sempre há um bom motivo para visitar Paraty. Pode ser a vontade de se refugiar num lugar paradisíaco, respirar ares mais leves e alegres, viver momentos a dois ou ir a um dos badalados eventos culturais que acontecem por lá. A festa literária Flip e o festival de jazz Bourbon Paraty são alguns deles. No entanto, ficar hospedado no local que é exatamente a casa que você escolheria para ser sua, definitivamente, deixa a experiência ainda mais plena.

Cheia de boas energias e conforto, a Casa Turquesa Paraty Maison D´Hôtes é a concretização dos sonhos da empresária Tetê Etrusco. Depois de morar 12 anos na Provence, ela escolheu a cidade como lar no começo dos anos 1990 e ingressou na área do turismo. Mas foi só em 2008 que o projeto de ter uma maison saiu do papel e ganhou forma em um casarão do século XVIII restaurado pelo arquiteto Renato Tavolaro.

Exclusiva e acolhedora, estar na Casa Turquesa é sentir l’air de vivre em Paraty”, descreve Tetê. Esse clima intimista e de aconchego fino atrai muitos nomes célebres das Artes, Moda, Literatura e do Cinema. A Casa Turquesa também é frequentada por casais e, já que existe a possibilidade de privatizar o local, também é escolhida para pequenas comemorações e reuniões de negócios. Pense em reuniões à beira da piscina após uma saída de barco com os colegas executivos, na comodidade de estar a uma curta distância tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro.

Uma vez ali dentro, impossível não se sentir à vontade. Assim que chegam, os hóspedes são recebidos com alegria pelo staff, ou pela própria Tetê, e ganham um par de havaianas customizadas.

Em suas nove suítes, que medem de 27 a 58 metros quadrados, o cuidado com o bem-estar dos hóspedes também fica visível nos detalhes: camas king ou Queen size forradas com lençóis 600 fios da Trussardi, banheiro amplo com cosméticos da Granado, chocolatinhos da CAU e, ainda, uma carta escrita por Tetê com sugestões de passeios pela cidade. Bom lembrar que, para explorar a bela baía de Paraty com muito estilo, a Casa Turquesa oferece um saveiro exclusivo.

Nas áreas comuns há sempre um mimo colocado despretensiosamente para ser usufruído pelos visitantes, o café da manhã não tem hora para acabar e ali mesmo são preparados pães de queijo, uma deliciosa rabanada cremosa, iogurtes, bolos entre outras surpresas servidas diariamente.

Embora não exista serviço de almoço e jantar, as habilidades gastronômicas são o forte da casa e conquistam o paladar com delícias leves e saudáveis, como quiches, saladas, casquinhas de peixe e de siri. Dica de insider, se na hora do happy-hour estiver dentro da maison vá de Dry Turquesa acompanhado por um ceviche de salmão. E, antes de ir para a rua, vale uma passada pela boutique cheia de peças exclusivas, entre elas criações assinadas por Christina Cunali e os famosos kikoys, tecidos africanos trazidos do Quênia pela estilista Kika Lerner, que também criou os uniformes da equipe da Casa Turquesa.

Sempre que voltar à casa é possível escolher um ou mais espaços para se acomodar. Pode ser o pátio interno, a piscina com hidromassagem, o bar, gazebo, jardim, a sala de leitura com computador (wi-fi zone) ou perto da pequena lareira acesa nos dias mais frios. Fazem parte da decoração móveis de designers brasileiros, como Zanine Caldas, Carlos Mota e Armando Cerello, tecidos da Regatta e pinturas e obras de artistas como o fotógrafo Thomas Farkas, Tiacho Baenninger, Pedro Malvão e Jacques Rey.

A Casa Turquesa coleciona condecorações como Prêmio Quatro Rodas e o Certificado de Excelência do Trip Advisor. Também foi eleita como um dos melhores 101 Hotéis do Mundo pela revista britânica Tatler, o lugar mais elegante para se hospedar na cidade pelo NY Times e entrou para o stay list da National Geographic como um dos melhores hotéis da América do Sul. Mais informações: www.casaturquesa.com.br

Serviço:
Casa Turquesa – Rua Doutor Pereira, 50 – Centro Histórico – Paraty – RJ. As diárias começam a partir de R$1.100 e a Casa Turquesa informa que não tem infraestrutura para a hospedagem de menores de 14 anos. Tel.: (24) 3371-1037. Email: ctparaty@casa turquesa.com.br



O Risoto de camarão Rosa e Rúcula é uma das novidades

HOTEL FOUR POINTS CURITIBA COM NOVO MENU
Eleito nove vezes o melhor hotel de Curitiba pelo Guia 4 Rodas, o Four Points by Sheraton Curitiba está lançando os novos cardápios do Restaurante Catanzaro, além de menu reformulado para o bar e room service. De acordo com o chef de cozinha Clariosvaldo dos Santos, foram vários meses de pesquisa sobre o gosto do curitibano até chegar aos novos pratos. O resultado é uma oferta variada de sabores, que combinam com todas as preferências gastronômicas, como entradas frias e quentes, massas, risotos, carnes, aves e frutos do mar.

Um dos destaques entre as opções de entrada é a Salada de Frutos do Mar. Como prato principal, estreiam no cardápio Tataki de Magret de Pato, Shiitake e Molho de Laranja Kinkan, Bacalhau com Pisto Manchego ao Molho Chimichurry, Camarões, Macadâmia e Melão Japonês, entre outros. Para sobremesa, recomendo Bananas Flambadas com Sorvete e a espanhola Torrija, feita com fatias de pão embebidas em leite de coco sobre Tofee de Amarula e Castanhas com Sorvete, descreve o chef Clariosvaldo dos Santos.

Uma das inovações trazidas pelo Catanzaro são as opções light, como Salada Crocante com Filé Mignon, Salmão com Shiitake e Couve, além de Filé de Linguado grelhado acompanhado de Flores de Brócolis e Palmitos cozidos no vapor. Para o chef isso é o resultado de uma tendência moderna onde as pessoas buscam cada vez mais se alimentar sem descuidar da saúde.

Outra preocupação do hotel é atender a família como um todo, destinando um menu especialmente elaborado para as crianças. A ideia é deixar os pratos sempre lúdicos e atrativos para os pequenos, conta Clariosvaldo. Entre as opções, estão Mignon em cubinhos com Arroz e Purê de Batatas, Mini Pizzas de Queijo, Batatas Sorriso, Mini Sanduíche e Mini Hambúrguer.

No cardápio do bar do hotel, a ideia é proporcionar variadas opções para encontros de negócios e happy hours aos hóspedes e ao público em geral. O chef destaca as Bruschettas de Brie, Geleia de Damasco e Presunto Parma, Snack de Bisteca, Filé Mignon na chapa ao Molho Gorgonzola, Iscas de Tilápia à Romana, além de Pizzas e Sanduíches.

Para os hóspedes que optarem por uma alimentação no conforto do quarto, uma nova carta de room service está sendo lançada. Entre as criações, destaque para a Salada Caprese Du Chef, o Risoto de Cogumelos e Aspargos e Canja de Galinha, sopa que é muito bem-vinda numa cidade como Curitiba. No room service, também contemplamos opções light e para o público infantil, conclui o chef.


Salada Caprese Du Chef é uma das novidades

FOUR POINTS CURITIBA
Avaliado como o melhor hotel um da cidade, pelo guia 4 rodas e vizinho dos melhores shoppings, restaurantes e do centro empresarial de Curitiba. Um dos diferenciais do Four Points são as luxuosas e espaçosas suítes. Possui excelente área de lazer, com piscina aquecida, fitness e Spa, além de um grande centro de eventos.

Serviço:
(Av. Sete de Setembro, 4211, Batel. Tel.: 41 3340-4000)


NOTAS

CWB virtual 1
Curitiba será pioneira na disponibilização de um tour virtual de seu centro histórico. Casarões, monumentos e diversos espaços estarão visíveis em qualquer parte do mundo por meio da visita virtual, que a partir de agora estará disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba: ww.fundacao culturaldecuritiba.com .br/tourvirtual.

CWB virtual 2
Além da visita virtual, turistas e curitibanos poderão conhecer mais sobre os monumentos que fazem parte da história da capital do Paraná. Foram selecionados 19 espaços que compõem o tour virtual mostrando, externa e internamente. As fotos foram tiradas por Ricardo Macedo. Além dos pontos virtuais mostrando cada um dos espaços históricos, completam o tour imagens 360 graus de objetos e imagens planas com legenda, como fotos e painéis.

CWB virtual 3
O tour virtual utiliza imagens, textos e sons para mostrar espaços físicos por meio de recursos multimídia, permitindo a visualização dos diferentes ângulos de um objeto. Além de textos explicativos, o tour virtual de Curitiba inova contando com tecnologia da audiodescrição e janelas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – visando atender os públicos portadores de necessidades especiais, tornando a visita ainda mais acessível.

Coleção do Chef
Todos os meses, a Rede de Hotéis Deville promove nos restaurantes de algumas de suas unidades um projeto gastronômico com a apresentação de pratos exclusivos e diferentes dos servidos nos cardápios tradicionais. Em novembro, o prato da “Coleção do Chef” no Deville Prime Porto Alegre será o “Salmão ao molho Indonésio”, desenvolvido pelo chef Alex Fiúza. O prato especial permanece no cardápio durante todo o mês de novembro, ao preço de R$ 44 por pessoa (mais taxas). Mais informações e reservas pelo telefone (51) 3373-5000. Oriunda do leste asiático, a iguaria possuiu um sabor agridoce, devido ao abacaxi grelhado, à geleia de pimenta e as alcaparras utilizadas no preparo. Além do prato principal, o chef Alex Fiuza desenvolveu uma entrada (salada caprese com mini trouxinha de bacalhau) e uma sobremesa, que agrada a todos os paladares: profiteroles.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******