Depois de conquistar a primeira colocação no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, no conjunto pré-infantil, em São Luiz (MA), a equipe de ginastas da Escola Municipal Helena Kolody embarca na segunda-feira (27) para El Salvador, na América Central, para a disputa da Copa Panamericana de Clubes. As provas em São Luiz foram encerradas no último domingo (19).

Será a primeira competição internacional que o grupo criado em 2007 irá participar. A equipe está treinando diariamente para a competição, que contará com a participação de equipes muitos fortes de países com tradição na ginática rítimica, como o México. Mas nossa equipe está animada e preparada para esse desafio, garante o professor Robson Machado, um dos responsáveis técnico da equipe, ao lado técnica Natia Miguel da Silva e da auxiliar técnica Fernanda Carla de Oliveira. As ginastas integram o projeto de ginástica rítmica desenvolvido na escola durante o contraturno escolar.

A ginasta Emilli Camila Roldo, de 12 anos, é uma das integrantes da equipe. Ela diz estar preparada para a competição, graças ao treinamento diário e orientações dos treinadores. Temos orientação, estrutura e dedicação. Pela manhã estudo e à tarde me dedico aos treinos. É cansativo, mas só assim conseguimos os nossos objetivos, diz a ginasta que é fã da equipe russa, tradicional em títulos na ginástica rítmica.

Emilli começou a treinar aos 4 anos de idade por orientação médica para corrigir um problema de pisada que provocava muitas dores nos pés.  Mesmo com o problema resolvido, ela não largou mais a ginástica. Penso em seguir na carreira e depois quero ser técnica porque o problema no pé já está resolvido, planeja.

Outra integrante, que treina no salão da Paróquia Santana, no Campo do Santana, é Hanieli Huzek, de 11 anos. Amimada com os resultados da equipe, ela tem se dedicado diariamente aos treinos com fitas, bolas e argolas, que são os principais aparelhos da ginástica artística. De manhã vou para escola. Se eu não estivesse treinando, estaria em casa sem fazer nada e eu não consigo. Por isso me dedico ao esporte, explica a ginasta, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Helena Kolody.

Além da primeira colocação no Torneio Nacional, em São Luiz, a equipe da escola curitibana também se destacou ao conquistar quatro medalhas na Copa Brasil de Conjuntos, em Contagem (MG), entre 26 e 31 de agosto. A equipe infantil ( de 11/12 anos), formada pelas ginastas Maria Clara Rabelo Jaime, Adrielly Pereira, Luane Santos, Juliane Santos, Gabriela Martins e Emilli Camila Roldo,conquistou a terceira colocação na final por aparelhos. A mesma equipe conquistou mais duas medalhas ao ficar em segundo lugar nas bolas e também fitas.