SÃO PAULO, SP – O prefeito Fernando Haddad (PT) inaugurou nesta quinta-feira (23) mais um trecho de ciclovia em São Paulo. Desta vez, a via dedicada exclusivamente às bicicletas foi aberta no Jardim Helena, no distrito de São Miguel Paulista, na zona leste da capital.
A ciclovia tem 8,2 km de extensão. Mas, nas avenidas Doutor José Artur da Nova e avenida Oliveira Freire a via foi implantada sobre as calçadas.
Em visita ao local, o prefeito disse que, nesses casos, as calçadas foram alargadas. No total, desde o começo da gestão Haddad foram construídos 100 km de ciclovias na cidade. A meta da prefeitura é implantar 400 km de vias exclusivas para ciclistas até o fim de 2015.
O circuito completo no bairro tem 11,9 km -3,7 km há haviam sido inaugurados no início do mês. Segundo pesquisa origem/destino do metro, de 2007, o Jardim Helena possui, proporcionalmente, o maior número de ciclistas da cidade.
“Espero que tripliquemos aqui no Jardim Helena o número de ciclistas. Já tem muitos, mas queremos ainda mais. É o bairro mais ciclista da cidade. Hoje São Paulo tem 500 mil ciclistas, seria razoável se tivesse 1.5 milhão. Não precisa usar todos os dias, mas um ou dois dias por semana as pessoas poderiam usar as ciclovias da cidade”, disse o prefeito.