LUCAS VETTORAZZO
RIO DE JANEIRO, RJ – Apesar do recuo da taxa de desemprego, os setores da indústria e da construção civil, que já vinham com problemas devido ao arrefecimento da atividade econômica no país, foram os que mais demitiram em setembro, apontou a PME (Pesquisa Mensal do Emprego), divulgada nesta quinta (23) pelo IBGE. A taxa de desemprego recuou de 5% em agosto para 4,9% em setembro.
No mês passado, houve uma redução de 59 mil postos de trabalho na indústria em relação ao verificado em agosto. Esse volume representa uma queda de 3,5% do número de ocupados no setor, que fechou setembro com 3,4 milhões de empregados.
Na comparação com igual período do ano passado, a quantidade demissões disparou, com recuo de 6,4% da força de trabalho para 3,6 milhões de empregados.
Já na construção civil, 63 mil trabalhadores perderam seus empregos de agosto para setembro, o que levou a uma queda de 3,5% no volume de ocupados no setor, que fechou com o mês com 1,7 milhão de pessoas. Ante igual período de 2013, houve redução de 4,4% da força de trabalho.
SERVIÇOS
“Parte dos empregos da indústria e da construção foi absorvida pelo setor de serviços, que teve aumento na taxa de ocupação”, explicou a técnica do IBGE Adriana Araújo Beringuy.
O setor denominado na pesquisa como “outros serviços” inclui, por exemplo, alimentação, hospedagem e transportes e foi o que absorveu a maior parte desses demitidos. De agosto para setembro, 19 mil vagas foram criadas no segmento, o que ampliou em 0,4% o volume de pessoas ocupadas.
Na comparação anual, os serviços colocaram 140 mil pessoas no mercado de trabalho em setembro, volume que representou aumento de 3,3% na taxa de ocupação do setor.
REGIÃO METROPOLITANA – TAXA DE DESEMPREGO (EM %)
Recife – 6,70
Salvador – 10,30
Belo Horizonte – 3,80
Rio de Janeiro – 3,40
São Paulo – 4,50
Porto Alegre – 4,90
REGIÕES
O desemprego de setembro recuou, frente a agosto, em três das seis regiões metropolitanas verificadas pelo IBGE.
Recife (queda de 0,4 ponto percentual), Belo Horizonte (recuo também de 0,4 p.p.) e São Paulo (-0,6 p.p.) foram as regiões que tiveram diminuição do desemprego no país.
Já Salvador (1 ponto percentual), Rio de Janeiro (0,4 p.p) e Porto Alegre (0,1 p.p.) tiveram alta na taxa.