FELIPE BÄCHTOLD E DIOGENES CAMPANHA
PORTO ALEGRE, RS – A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul mandou o PT suspender a exibição, no horário eleitoral, de um vídeo que mostra o candidato a governador José Ivo Sartori (PMDB) fazendo uma piada sobre o piso salarial dos professores.
Na mesma decisão, também determinou que o peemedebista pare de veicular um vídeo de ataques ao governador petista Tarso Genro, que tenta a reeleição.
As duas decisões foram tomadas na quarta-feira (22).
Sartori havia entrado com uma ação na Justiça argumentando que vinha sendo “ridicularizado” com a gravação. No vídeo, ao falar de suas propostas para a educação e da remuneração do magistério, ele afirma que “piso bom” há em uma loja de material de construção.
A Justiça Eleitoral decidiu pela suspensão devido ao uso de “computação gráfica” na peça. No programa eleitoral do PT veiculado na tarde desta quinta-feira (23), porém, o vídeo da gafe continuou sendo exibido.
O peemedebista, que lidera as pesquisas, reagiu às críticas do PT produzindo um vídeo em que acusa Tarso de mentiras e manipulação. Esse material também foi proibido pela Justiça Eleitoral.
A juíza eleitoral Liselena Ribeiro disse que a peça tinha “ataques de natureza pessoal” e afirmou que é preciso tornar o debate “mais respeitoso e produtivo”.
Sartori fez a piada sobre o piso do magistério em entrevista para o portal Terra na segunda-feira (20). O vídeo com a declaração rapidamente se espalhou por redes sociais e levou o candidato a pedir desculpas aos professores.
Na manhã desta quinta, em entrevista ao SBT, Sartori disse que houve uma “interpretação indevida” de sua fala. “Tanto é verdade que saiu do ar”, disse.
Ele fez um trocadilho para atacar o adversário petista. “Posso até ter pisado na bola, mas tenho certeza que, na verdade, o Tarso pisou no magistério, sem brincadeira”, afirmou.
A coligação de Sartori orientou os militantes a não comparecer ao estúdio onde será feito o debate com Tarso Genro na afiliada da Globo nesta noite.
Em nota, justificou a recomendação afirmando que houve “provocações” de petistas no debate em uma rádio e mencionou até o arrombamento em um dos comitês de campanha durante a madrugada.