FABRÍCIO LOBEL
SÃO PAULO, SP – Uma paralisação de motoristas e cobradores de ônibus fechou por cerca de uma hora quatro terminais de ônibus na tarde desta quinta-feira (23), em São Paulo. Os terminais são o da Lapa (zona oeste), Cachoeirinha, Casa Verde e Pirituba (zona norte).
Segundo o sindicato dos motoristas e cobradores, a mobilização é para chamar a atenção do poder público para a falta de segurança a qual está exposta a categoria. Nesta quinta, o motorista da viação Santa Brígida, John Carlos Brandão, morreu depois que criminosos que atearam fogo ao veículo em que trabalhava, no último sábado (18).
“Nós estamos expostos a esse risco todos os dias. A situação tem ficado cada vez mais insegura”, diz Antônio Carlos Neves, diretor do sindicato. Segundo ele, há motoristas que estão afastados por problemas psicológicos, devido à insegurança.
A paralisação pegou os passageiros de surpresa, no horário de volta do trabalho. O aposentado Arlindo Cuentes, 72, estava às 16h20 no terminal Lapa e queria voltar de ônibus para sua casa em Pirituba. “Ninguém avisa nada, não sei quanto tempo vai ficar parado”, reclama ele.
A SPTrans não informou o total de linhas afetadas pela paralisação, mas o sindicato aponta que foram 32 linhas. Os organizadores disseram que não prolongaram o ato para não prejudicar a volta do trabalhador para casa. Policiais acompanharam a paralisação, que foi pacífica.