A próxima segunda feira, 27 de outubro, marca a inauguração oficial do mais novo museu de Paris, em Bois de Boulogne, um edifício de sonhos criado por Frank Ghery por encomenda de Bernard Arnault, o czar do luxo internacional, dono da LVMH e das marcas mais famosas – Dior, Vuitton, Fendi, Marc Jacobs, Céline, Givenchy, entre outras.

O prédio é uma proeza de arquitetura, dedicada à criação artística contemporânea. Com 85 anos, Frank Ghery continua sendo o arquiteto visionário, cujas principais obras, entre 1960 e hoje foram Vitra Design Museum (1989), Guggenheim de Bilbao (País Basco -1997), Walt Disney Concert Hall (2003), Beekman Tower – Nova York (2011), já conhecida como New York by Ghery. O arquiteto recebeu o maior prêmio internacional de arquitetura, o Pritzken, em 1989 e continua assinando obras primas no século XXI, traduzindo em brilho, força, elegância e poesia a sua arte.

Ghery afirma que não faz fotos de suas obras e também não costuma olhar para trás. Seu interesse é o de construir algo que ninguém tenha visto antes. Atualmente o Centre Pompidou, em Paris, faz a primeira grande retrospectiva do arquiteto, exibindo 220 desenhos e mais de 50 projetos. A exposição Frank Gheryestá na Galerie Sud do Centre Pompidou, até 26 de janeiro de 2015.

Apaixonado por arquitetura, Bernard Arnault, pdg da LVMH, encomendou o espaço para servir de diálogo entre o público e os artistas. Como já havia feito com o imóvel Dior no Japão, ao escolher o arquiteto Kasuyo Sejima, e com a LVMH Tower nova-iorquina, assinada por Christian de Portzamparc. Ao escolher Frank Ghery para a Fondation Louis Vuitton de Paris, apostou mais uma vez na emoção e audácia.

EDIFÍCIO ICEBERG
O edifício de 10.000 metros quadrados tem a parte central, em cimento branco, pousada sobre um lago artificial, que faz papel de espelho ao refletir o céu nas águas. Apelidado de Iceberg, o museu foi inspirado no Grand Palais e no Palmarium do Jardin d’Acclimatation, para que fosse criada a moderna arquitetura de vidros e cristal. De um dos lados, no interior do prédio, dá para avistar a Tour Eiffel ao longe, tendo em primeiro plano os jardins do Bois de Boulogne. No outro lado a vista é para a moderna Défense.

FUNDAÇÃO LOUIS VUITTON
A fundação Louis Vuitton é uma das maiores empresas privadas na Europa e surgiu como herança da forte relação entre o grupo LVHM e os grandes criadores e artistas. Já em 2002 Frank Ghery começou a visitar o lugar, fazendo os primeiros esboços. Bernard Arnault pediu a mais de 100 engenheiros que fizessem todos os esforços e colocassem seus talentos a serviço do projeto do arquiteto sonhador.

O resultado é um edifício que parece estar nas nuvens, que poderia subir aos céus, tal a leveza visual. Para concretizar tudo o que Ghery imaginou, surgiram 30 inovações tecnológicas, devidamente patenteadas, que vão auxiliar em obras futuras. Os 12.500 metros quadrados de vidros e cristais formam 3.600 painéis únicos, formatados sob medida, o que por si só já é uma grande proeza arquitetônica.

Paredes retas, poços de luz natural, fazem parte das 12 salas de tamanhos diferentes, formando uma espécie de cubos brancos, prontos a serem preenchidos pelos artistas. Tudo é flexível, inclusive o auditório, que é modulável.

No princípio o museu vai exibir coleções já existentes da Fondation L.V., junto de parte da coleção particular do mecenas Arnault. Depois serão realizadas as famosas exposições temporárias.

O projeto foi lançado em 2006 e a primeira pedra colocada em 2008. Agora, neste 2014, a Fondation Louis Vuitton abre portas para o público poder apreciar a arte contemporânea ,apresentada junto a suas filiações estéticas com a arte do século XX e séculos anteriores, dentro da filosofia que considera o artista mais criativo, quando conhece melhor seu patrimônio. Porque é preciso se apoderar do passado, é viver melhor o presente, para ganhar o futuro.

O novo museu parisiense fica na avenue de Mahatma Gandhi, número 8. Saiba mais no www.fondationalouisvuitton.fr