Entre os dias 9 e 16 de novembro, os curitibanos poderão conferir centenas de eventos espalhados em diversas regiões da cidade. Durante a semana, 29 atrações selecionadas em edital realizado pela Fundação Cultural de Curitiba se apresentarão em teatros, ruas da cidadania, espaços musicais, parques, terminais de ônibus e nas ruas da cidade. No sábado, dia 15, a cidade terá cinco palcos com apresentações de grandes nomes da música nacional, como Elza Soares, João Bosco, Cidade Negra, Rashid e Otto, além de bandas e DJs curitibanos. A Corrente Cultural é uma união de diversos entes promotores de cultura em Curitiba para oferecer, durante uma semana, uma programação cultural intensa para a cidade. Os equipamentos culturais da Fundação Cultural e dos seus parceiros terão uma programação especial entre os dias 9 e 16 e novidades como o Festival Internacional da Linguagem Eletrônica (FILE), promovido em parceria com o SESI-PR, e o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC).


Divas do pop, Adele e Beyoncé devem gravar nova música juntas

Segundo o jornal britânico Daily Star, as divas pop Adele e Beyoncé devem gravar um dueto no próximo ano. Ainda segundo a publicação, a música foi composta pelo rapper Jay-Z, marido de Beyoncé, que pensou os versos pensando especialmente nas duas cantoras para interpretá-los. A parceria, ainda sem nome, deve ser lançada em 2015. Nesse mesmo ano será lançado o terceiro disco de estúdio de Adele, provavelmente com o nome 25 — os dois anteriores são 19 (2008) e 21 (2011), que ganhou vários prêmios Grammy.


Marvel divulga trailer de Os Vingadores 2 

O trailer do novo filme da Marvel, Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, caiu ontem na internet. A prévia mostra o surgimento de um novo vilão, Ultron (criado por Tony Stark, o Homem de Ferro), que ataca Nova York com seus robôs. A cidade está caótica e os heróis, para piorar, aparecem brigando entre si. Em uma das cenas, Thor chega a pegar Tony Stark pelo pescoço. Em outra, Stark veste a Hulkbuster, uma armadura enorme criada especialmente para lutar contra o Hulk (foto). Por outro lado, em outra cena Hulk chega a tocar delicadamente a mão da Viúva Negra. Outro ponto de destaque são os irmãos gêmeos Mercúrio (Aaron Taylor-Johson) e Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). Outros integrantes dos vingadores, Gavião Arqueiro, Capitão América, Nick Fury e Maria Hill, também aparecem no filme. Os Vingadores 2 tem data de estreia prevista para 30 de abril de 2015.


Evaldo Cabral de Mello é eleito para a ABL

O historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello é o novo ocupante da Cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL), vaga desde 18 de julho deste ano, com a morte do romancista e cronista baiano João Ubaldo Ribeiro. Na eleição realizada ontem, na sede da academia, no centro do Rio, ele recebeu 36 dos 37 votos possíveis. Votaram 20 acadêmicos presentes e 16 por carta. Considerado um dos mais destacados historiadores brasileiros, Evaldo Cabral de Mello nasceu em 1936, no Recife, e atualmente reside no Rio de Janeiro. Ele é irmão do também poeta e diplomata João Cabral de Mello Neto (1920-1999), que entrou para a ABL em 1968, e é primo do sociólogo e escritor Gilberto Freyre (1900-1987).


Tartaruga foge de casa no Jardim Social

Parece piada pronta, mas é verdade. Uma tartaruga fugiu ontem da casa onde vivia, no bairro Jardim Social, em Curitiba. Os donos dela, Lorena Versch e Vilmar Polati, oferecem uma recompensa de R$ 2 mil para quem localizar o animal. Segundo eles, a ocorrência foi no 13 de outubro, às 17h13. Versch afirmou que a fuga ocorreu quando a empregada doméstica deixou a porta da residência aberta, permitindo que a tartaruga – de nome Junior e 12 anos de idade – saísse na Rua Raphael Papa. De acordo com um vizinho da família, um motociclista encontrou a tartaruga e a levou. As câmaras de segurança da casa flagraram a fuga e a captura, mas sem identificar a moto. Lorena admitiu que a sogra dela, de 90 anos, está muito mal sem a tartaruga por perto.