Pela primeira vez em seus 40 anos, o Teatro Guaíra, um dos marcos da arquitetura modernista do Paraná, passa por uma restauração. Na primeira etapa do projeto, iniciada em setembro, as 2.167 poltronas do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, estão sendo restauradas. Elas são trabalhadas uma a uma e ficam novinhas. 

Os carpetes também estão sendo trocados. As cortinas de veludo do Guairão e do auditório Salvador de Ferrante, o Guarinha, serão substituídas. Mais de 40% dos trabalhos foram concluídos. 

O restauro tem um custo de mais de R$ 2,8 milhões e é realizado com o patrocínio da Renault do Brasil. Além de deixar o Guaíra mais bonito, o restauro vai valorizar a estrutura do teatro, afirma a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter. Não tem artista que se apresente aqui que não elogie a estrutura. O projeto original tem mais de 40 anos e continua atual, acomoda grandes espetáculos e o público, desde a plateia até o segundo balcão, ouve e vê bem, sem perder a qualidade. Ele é grandioso, ressalta Mônica.

ORIGINAIS – Como o edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, o restauro mantém as características originais do teatro. As poltronas são retiradas e levadas para a fábrica para serem restauradas. O revestimento de veludo e o enchimento são trocados por idênticos e cada uma é lixada manualmente, explica o arquiteto do Teatro Guaíra, Sérgio Izidoro. A única mudança perceptível é nas luzes de LED nos degraus, amplamente discutida com a equipe de patrimônio e que trazem mais segurança, afirma.

Outra preocupação é com os aspectos técnico e acústico dos auditórios, que não podem ser alterados. Para que essas características sejam mantidas, foi realizado um estudo aprofundado, que também levou em conta a escolha dos carpetes e tecidos e das empresas que realizariam o projeto. Para esta primeira fase, foram contratadas a Kastrup e a Casanova Mercês, ambas de Curitiba, e a Cineplast Cenotecnia, de São Paulo. 

ANIVERSÁRIO – A conclusão da primeira etapa está prevista para dezembro, quando o Guaíra completará 40 anos. O aniversário do Guaíra é em 12 de dezembro e no dia 13 de dezembro vamos apresentar a 9ª Sinfonia de Beethoven, em comemoração à inauguração da primeira etapa do restauro, afirma Mônica. 

Todo o trabalho é realizado sem alterações ou cancelamentos dos espetáculos. Mantivemos a pauta programada no início do ano e a agenda do Guaíra continua normal. Não estamos tendo problema com o público e equacionamos a reforma para não atrapalhar os ensaios dos espetáculos e da Orquestra Sinfônica, que acontecem todas as manhãs, explica a presidente CCTG. 

ACESSIBILIDADE – O projeto também prevê a adequação dos três auditórios para melhorar a acessibilidade aos espetáculos. Com o restauro, vamos completar a etapa de acessibilidade nos auditórios do Guairão, do Guairinha e do Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, que já tinham sido iniciadas anteriormente, conta Sérgio Izidoro. No Guairão, serão instaladas poltronas especiais para pessoas obesas, cadeirantes e com mobilidade reduzida. 

PROJETO – Com uma área de 17 mil metros quadrados, o Teatro Guaíra foi projetado pelo arquiteto Rubens Meister e teve sua construção iniciada em 1952. Seus três auditórios somam 2.770 lugares, sendo o maior o do Guairão (2.167 poltronas), depois o Guiarinha (496) e o Miniauditório (107 lugares).

O Governo do Estado concluiu em 2012 o projeto de restauro do edifício sede do Teatro Guaíra, que teve um custo de R$ 1,2 milhão. Entre as melhorias previstas está a restauração das fachadas, recuperação das redes elétrica e hidráulica, reforma geral dos banheiros, modernização dos equipamentos de palco e a construção de um elevador de carga e descarga para transporte de equipamentos e cenários para o grande auditório.