ÉDER FANTONI
SÃO PAULO, SP – Próximo de se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, o paulista Gabriel Medina, 20, terá como rivais pelo título na última etapa do circuito, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro, dois atletas que o inspiraram no início da sua carreira: o australiano Mick Fanning e o americano Kelly Slater.
Fanning, 33, vai inclusive dividir a casa com Medina no Havaí, uma situação que já aconteceu no passado e que até ajudou o brasileiro na sua evolução.
“A gente tem ficado na mesma casa já faz alguns anos. E eu via como ele se preparava. Isso até serviu de inspiração para mim neste ano. Hoje ele é um amigo. A gente nunca dividiu uma casa em um caso como esse, de estar brigando pelo título, então vai ser engraçado”, disse Medina.
O australiano já conquistou o título mundial em três ocasiões (2007, 2009 e 2013).
Outro rival de Medina, Slater, 42, é dono de 11 títulos mundiais. A sua presença no circuito deixa a possível conquista de Medina com ainda mais importância.
“Slater continua batalhando pelo título, e com ele na disputa fica ainda mais especial. Estou competindo com dois dos meus ídolos. Ganhar em cima deles seria algo bem grande”, disse Medina.
Slater é o terceiro colocado no ranking, com 50.050 pontos. Medina lidera com 56.550. O australiano Mick Fanning, hoje o grande rival do brasileiro, é o segundo, com 53.100 pontos.
Para ser campeão no Havaí sem depender de outro resultado, Medina vai precisar chegar pelo menos até a final. Se cair nas quartas, ele é campeão se Fanning não vencer a etapa.
Slater, que ainda não venceu nesta temporada, sai da briga pelo título se o brasileiro avançar à quarta rodada no Havaí. Na última etapa, em Portugal, o americano chegou a quebrar a sua prancha de raiva por, assim como Medina, perder na terceira rodada.