O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta nos dias 30 e 31 (quinta e sexta) a mostra Escola de Cinema de Lodz, promovida especialmente para integrar a programação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, o FICBIC. A exibição ocorre no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, com início às 19h30. A entrada é franca.

Fundada em 1948, a Escola Nacional de Cinema de Lodz, na Polônia, se estabeleceu como uma das mais importantes instituições do gênero no mundo, formando centenas de diretores, atores e fotógrafos de cinema. 

Responsável pela grande projeção obtida pelo cinema polonês no pós-guerra, teve entre seus alunos cineastas que se firmaram entre os grandes nomes do cinema mundial. Nessa mostra serão exibidos filmes de três desses realizadores: Roman Polanski, Andrzej Wajda e Krzysztof Kieslowski. 

Dois Homens e um Guarda-Roupa é um curta-metragem de Polanski realizado em seus anos escolares e foi seu primeiro destaque internacional. “Não Amarás” faz parte do célebre ciclo de filmes de Kieslowski, intitulado “Decálogo”. “Cinzas e Diamantes” é o título mais importante da extensa filmografia de Wajda.

Na abertura da mostra, o jornalista e documentarista Ulisses Iarochinski, doutor em História pela Universidade de Cracóvia (Polônia), fala sobre a Escola de Lodz e os filmes que serão exibidos.

Confira a programação completa:

Dia 30 – quinta-feira

Palestra de Ulisses Iarochinski

Dois Homens e um Guarda-Roupa, de Roman Polanski

Não Amarás, de Krzysztof Kieslowski

Classificação indicativa: 14 anos

Dia 31 – sexta-feira

Cinzas e Diamantes, de Andrzej Wajda

Classificação indicativa: 12 anos

Serviço

Mostra “Escola de Cinema de Lodz”

Data: 30 e 31

Horário:19h30 

Local: Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura).

Endereço: Rua Cruz Machado, 138 – Centro – Curitiba – PR.

Informações: (41) 3321- 4729.

Entrada Franca