LEANDRO MACHADO
SÃO PAULO, SP – O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (24) que não há desabastecimento de água em São Paulo. Questionado pela reportagem se ele já havia enfrentado falta de água, o tucano respondeu: “Não”.
“O abastecimento de água está garantido na região metropolitana de São Paulo. Não tem racionamento e não tem desabastecimento”, disse o governador.
Pesquisa Datafolha divulgada na última segunda-feira (20) mostrou que 60% dos paulistanos dizem ter ficado sem água em casa em algum momento nos últimos 30 dias.
Alckmin disse que a pesquisa precisa ser vista com ressalvas. “A pesquisa diz: teve em algum momento falta de água? Então é preciso avaliá-la com cuidado”, disse.
O governador afirmou, ainda, que a segunda cota do volume morto talvez não precise ser utilizada no sistema Cantareira. Nesta sexta (24), no entanto, a Sabesp incluiu a cota para uso no sistema.
O índice atual do sistema Cantareira, sem o segundo volume morto, seria de 2,9% de sua capacidade. Segundo a Sabesp, foram acrescidos 10,7% de volume morto ao estoque disponível para o consumo.
“Eu acho que talvez a gente nem precise da segunda reserva técnica porque nós já passamos o período mais seco e temos ainda 2,9% do sistema”, disse.
O governador reeleito assinou nesta sexta uma parceria com o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governo federal para a construção de 3.860 moradias populares em Cidade Ademar, na zona sul da capital. Segundo o projeto, 16 mil pessoas devem morar no local, que ficará pronto em dois anos.